terça-feira, 30 de agosto de 2011

Das diferenças que existem...

Este último sábado tinha tudo para ser perfeito... Já tínhamos comprado ingresso para assistir Disney Live que esteve aqui em Salvador neste final de semana.. A ansiedade já tomava conta...!

Até aí tudo beleza.. o espetáculo foi lindo, a pequena adorou e nós adultos também!!

No teatro estavam vendendo uns brinquedinhos da Disney, e lógico o olhos da cara, né? Assim, nas minhas condições! A pequena ficou doidinha por um dos brinquedos, mas nós não pudemos comprar... Fiquei com um certo aperto no coração por não ter feito a vontade da pequena.. Toda mãe tem vontade de dar o mundo aos filhotes, né?

Enfim, o dia passou, e de noite resolvemos sair para comer fora.

Ao chegar no local, um menininho estava na porta vendendo alguma coisa... eu nem reparei no pequeno direito. Entrei no restaurante e já nem lembrava mais da voz me oferecendo algo... Na saída, lá estava ele de novo, oferecendo - desta vez eu notei - chicletes.

Quando eu e Léo notamos direito no pequeno, naquela noite fria, resolvemos chamá-lo até o carro, e dar um dinheiro a ele... Léo entregou o dinheiro e ele prontamente pegou os chichetes para nos entregar, nós recusamos, e falamos que era para ele vender o chiclete para outra pessoa e pegar o dinheiro que estávamos dando... Não queríamos chiclete! Só queríamos ajuda-lo a sair daquele lugar frio... Foi ai que ele largou a frase que mais doeu na gente: 'Eu só quero ir embora, tio.. quero ir pra casa e só posso depois que vender tudo isso... se não eu apanho'. Ele falou isso e foi saindo...

Ficamos chocados... saímos da vaga do estacionamento. Eu e Léo com os olhos cheios de lágrimas. Antes mesmo de chegar na saída do estacionamento, resolvemos voltar e procurar por aquele menino... Íamos comprar a caixa toda... Só para que ele pudesse ir embora... Rodamos por quase 30 minutos atrás dele e não achamos mais...

Eu sei que comprar a caixa toda não resolveria todos os problemas daquele menino... mas era o que estava ao nosso alcance naquele momento!

Até me senti culpada em ter ficado triste horas atrás por não ter dado o brinquedo da Disney para minha filha... um brinquedo que seria esquecido em 2 dias no máximo e perdido dentro de uma caixa enorme de outros milhares de brinquedos esquecidos. Brinquedo que estava sendo vendido num teatro, local que aquele menino jamais deve ter chegado perto, a menos que tenha sido para vender chicletes...

Mundinho injustos... e cheio de diferenças.


Album Dinotrem

Que meu menino está na fase dinossauros já não é novidade não é?
Pois bem, compramos para ele o álbum do Dinotrem, com os personagens do desenho, muito bem feitinho, compramos alguns pacotinhos e combinamos com o pequeno que cada dia iríamos abrir um pacote, afinal ele tem que aprender a esperar e a curtir o album, não é mesmo? Ele se diverte para caramba, como Camila falou aqui, ele curte olhar os números, e agora que está aprendendo a falar 22 (vinte e dois e não dois dois como era antigamente) o album virou um estímulo a mais, para aprender e para curtir os adesivos que estão virando uma nova febre aqui em casa!
Entretanto, quando começamos a abrir os pacotes notamos que já no terceiro pacote as figurinhas vieram TODAS repetidas! Uma decepção com certeza, conversamos com ele que álbum era assim mesmo, as vezes as figurinhas vinham repetidas, mas notamos que estava demais!, realmente a quantidade de figurinhas repetidas era enorme já no começo do álbum, tentamos conversar com o dono da banquinha onde sempre compramos, mas claro que ele só revende as figurinhas e o máximo que pôde fazer foi trocar as figurinhas que estavam fechadas por figurinhas de outro lote para ver se assim melhorava ... NADA, Tudo repetido de novo. 
Acabei escrevendo um e-mail para a editora do álbum que respondeu muito prontamente! Chega fiquei espantada! O atendimento foi muito atencioso e me informou que eles tiveram sim um problema com a distribuição das figurinhas e que estavam pedindo desculpas e solicitando que eu mandasse 80 figurinhas faltantes para que eles enviassem para mim sem custo algum!!!! Nem acreditei!
Ôntem a noite chegou um pacotinho endereçado ao meu menino: As figurinhas faltantes!!! Ele ficou muito feliz, e fomos correndo colar algumas!!!
Achei realmente que a editora nem iria responder! afinal quem sou eu? Mas no final foram muito atenciosos e ganharam o elogio de uma cliente!!! Adorei mesmo! Respeito é algo que se conquista e eles conseguiram o meu!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Festival de Cultura Japonesa

Este final de semana foi o "Festival de Cultura Japonesa" o  Bon Odori. Todo ano eu digo que vou e acaba acontecendo alguma coisa que eu deixo pra lá! Esse ano eu FUI!!!! Finalmente!!! E foi massa!!!!
Meu menino não queria ir, tentei explicar para ele que era legal conhecer outra cultura, que ele ia aprender coisas novas e com certeza se divertir, ele disse que não, preferia ficar em casa com a avó. Acabamos levando ele e a vovó! :-) 
Chegamos já de tardinha, meu menino ficou maravilhado com a cultura, amou as lutas de samurais, e fez oferenda aos seus ancestrais. Tinha oficina de pipas, de origami, apresentações mil, e muita comida. Claro tinha também brinquedos para as crianças, e muita gente de olhinho puxado, outras nem tanto. Tinha também muitos adolescentes encantados com os mangás (alguns vestidos como os personagens também!), algumas banquinhas para comprar produtos, enfim, uma verdadeira feirinha.
Olha algumas fotos:
 
Estes são origamis muito lindos!!! Achei que uma crinaça de 4 anos não iria nem ligar, mas ele curtiu muito olhar e planejar fazer todas as dobraduras, tinham MUITAS!, todas lindas!
Toda a festa estava enfeitada com essas lanternas, a noite o visual ficou lindo! 
 Novamente achei que ele não fosse se interessar pelas lutas de samurais, lêdo engano, ele ADOROU! quis ver de pertinho! 
Claro! Brinquedos!!! Tinha alguns bem legais, de novo meu menino me surpreendeu! achei que ele não fosse subir, mas ele foi! e curtiu! Ele não é muito desses brinquedos mais radicais, mas amou esse aí!
Já no final fizemos uma oração e uma oferenda aos nossos ancestrais, acendemos um incenso e tocamos o sino, meu menino ficou quietinho, observando tudo. Achei interessante, como num lugar tão cheio de confusão eles conseguiram colocar um pedacinho tão tranquilo e tão cheio de paz.
No final, as lanternas todas iluminadas deram um ar muito bonito a festa!!! Ano que vem tem mais e se der com certeza estarei lá de novo!!!!
 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Das dificuldades de envelhecer...

Sei que ainda sou jovem, mas uma certeza que tenho é que quero ter outros filhos, para que quando minha velhice chegar, meu menino não tenha que assumir sozinho, as responsabilidades de cuidar de papai e mamãe.
Muita gente pode dizer que da vida não sabemos nada, e é verdade, a gente não sabe o dia de hoje quanto mais o de amanhã, mas podemos planejar :-) 
Outros podem dizer ainda que querem ter um filho só para poder dar tudo a ele, tudo que não tiveram, me desculpe, mas eu acho esse um pensamento meio mesquinho e egoísta! Afinal, as cobranças de ser um bom filho, estudioso, educado, tudo de bom e ainda por cima companheiro também são todas para ele. É como eu digo de vez em quando, é preciso muita cuca fresca para ser mae/ pai de filho único...
Minha mãe me criou sozinha, isso vcs já sabem, mas não foi bem assim, ela sempre teve ajuda de duas irmãs, minhas tias, e ôntem eu tive de levar uma delas ao médico por causa de uma emergência. Minha mãe ainda é jovem e pode arcar com os problemas de levar alguém mais velho ao médico, mas é sempre bom sentir um apoio, saber que não estamos sozinhos nessa, que tem alguém lá que também se importa!
Mas o dificil mesmo é conseguir aceitar que aquela pessoa que você sempre cuidou, que sempre dependeu de você agora está lá e é ela quem resolve os pepinos :-)  essa sou eu!
Tanto minha mãe como minha tia ficaram espantadas pela maneira como eu lidei com tudo, ajudei, expliquei algumas coisas ao médico e outras a minha tia, e assim resolvemos o problema e fomos para casa. Mas para as duas acho que também ficou uma lição, a de que aquele serzinho quem elas cuidaram por toda a vida cresceu! Se tornou independente e capaz de cuidar de si mesmo e de outros.
Essa é definitivamente uma lição que eu tenho que lembrar quando começar a envelhecer, lembrar que eu vou invitavelmente precisar de meu filho, e que tenho que confiar nas escolhas dele, que inevitavelmente eu posso vir a depender dele, e que isso não é nenhuma vergonha, pelo contrário, é hora de ficar orgulhoso de ter alguém que você ama tanto cuidando de você, quando você mais precisa!
Quando digo que não quero deixar a carga toda para ele, não é de uma maneira ruim, é só que as vezes quando somos só nós para resolver as coisas ficamos perdidos, mas quando tem alguém para trocar ideias, conversar, e distrair, as coisas ficam mais leves. Cada decisão é dividida, e a carga de cuidar de alguém que por mais que a gente ame não deixa de ser uma carga, fica mais leve e mais fácil de carregar.
A gente nunca tem filhos pensando que a gente vai precisar de alguém para cuidar de nós quando ficarmos velhinhos, isso é com certeza burrice, mas é preciso saber, ter consciência que a velhice chega para todos , mais cedo ou mais tarde...

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Caminhando juntos

Sábado foi a festinha da escola do dia dos pais, como falei, eu como boa mãe babona fui junto...
A festinha foi muito legal, as crianças brincaram, pularam, cantaram ( menos meu menino claro!) E eu pude perceber o quanto eu sou uma mãe de sorte!!!
Em certo momento da confraternização, o animador pediu que cada criança ficasse com seu pai, que deitasse no colo, depois pediu para que os pais deitassem no colo dos filhos, brincassem de cavalinho, etc...
Meu menino começou a ficar de mau humor, eu conversei com ele, disse que era hora de se divertir com o pai, e ele não desamarrou o bico, até que eu insisti e perguntei qual era o problema, e ele soltou:
"Mas eu já faço isso tudo com meu pai em casa, eu quero fazer uma coisa diferente!!!"
Depois dessa não pude deixar de dar risada e concordar, saímos da área da brincadeira e fomos brincar os três em outro lugar. 
A verdade é como o animador falou, aproveite, seus filhos, que o tempo passa... Mas meu menio teve a sorte de ter um paizão, que brinca junto com ele, que dá bronca, que coloca para dormir, enfim, que está presente em cada momento da vida dele, e pra mim é maravilhoso observar como a vida é linda!  Acho que na vida podemos sempre olhar as coisas de dois ângulos, podemos sofrer por aquilo que não temos, ficar choramingando, reclamando...Ou podemos ver o que a vida nos trás de bom a cada dia, pode ser um lindo céu azul, uma mensagem legal, ou um beijo do nosso filho! 
Eu escolho a segunda opção! Prefiro olhar para a minha família e perceber o quanto eu sou sortuda! Deus me deu a oportunidade de conviver com um pai lindo! Pai que está sempre presente, que se importa, que se preocupa. Só que é o pai do meu filho!
O dia dos pais passou, mas temos mais 364 dias a partir de agora para festejar o que temos de bom! Festejar quem está caminhando ao nosso lado, em todos os momentos!


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Porque se sujar faz bem...

"Porque se sujar faz bem", um slogan de uma grande marca super conhecido por todos. Mas que ontem domingo fez um sentido e tanto para mim... Deixa eu explicar o porquê!


No sábado fui ao shopping e presenciei uma cena bastante constrangedora... Na praça de alimentação uma
garotinha por volta de seus 6 anos, estava se deliciando com o seu sorvete quando caiu um pouco na roupa dela e sujou. Isso foi suficiente para a mãe fazer o maior escândalo e levar a menina arrastada embora do shopping.

Fiquei chocada com aquela cena... Não pela roupa, mas sim pela reação da mãe.

Pois bem.. No domingo, estava eu em casa  - faixinando, diga-se de passagem - quando comecei a arrumar o quarto da pequena.. Comecei a separar algumas roupas dela, que já não serviam mais nela, para poder doar... Passei horas ali com aquelas roupas e de repente me toquei que estava sorrindo... Fui pegando cada pecinha de roupa e lembrando de momentos deliciosos!

Uma calça com os joelhos bem gastos, me lembrou o quanto ela se esfregou no chão num último aniversário, e o quanto estava feliz naquele dia...

Uma blusa marcada de esmalte, me fez reviver a tarde deliciosa que vivemos, onde ela era a minha manicure... Uma meleira só!

O sapato manchado de tinta, trazia de volta o desenho pintado a dedo!

A boneca marcada de hidrocor, na boca, nos olhos e nas unhas, mostram as brincadeiras de uma menina, que sonha em poder se pintar igual a mãe...

A sapatilha do balett toda estragada, revela uma dançarina com energia de sobra.

Tem coisa mais estranha que criança no final de festa continuar toda impecável? Se sujar faz bem! Faz bem poder ser livre, poder viver essa fase mais linda... Faz bem liberar energia, brincar sem ter medo...

Então, minha gente, vamos rir com a sujeira dos pequenos, vamos apoiar a bagunça, vamos vibrar com o sorvete na roupa... Isso só mostra que sua criança é viva!

Criança "perfeita" não é criança...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Festa do dia dos pais

Esta semana é a festa do dia dos pais da escola de meu menino, normalmente só os pais são convidados, mas este ano graças as reclamações constantes das mães, elas foram liberadas para comparacer a festinha paterna.
Sei que algumas escolas mais "modernas" costumam fazer festas nessas ocasiões para a "família", já que a família encontra-se hoje em dia em formatos tão malucos, que talvez esta seja a melhor opção de não deixar ninguém de fora.
Deixa eu dar minha opinião, lembrando que esta é apenas uma opinião pessoal e nada tem de científica ta?
Acho legal a idéia de se fazer festas para a famíia, mas com isso esquecer que o dia é do pai, ou da mãe ou da avó? não sei se acho tão legal assim. Você pode até dizer que meu filho tem uma família "bem formada" pai, mae, um gato.... e a realidade brasileira é que muitas famílias são separadas, mesmo nesta fase de crianças tão pequenas. Mas a verdade é que eu mesma não convivi muito com meu pai, e não fui a única, conheço diversas "crianças" cujo pai morreu e foram criados pela tia, ou que o pai (ou mesmo a mãe) não quis conviver com os filhos e estes acabaram sendo criados pelos avós... E isso tenho que dizer não nos tornou pessoas tristes ou melhor dizendo este fato nunca "definiu nossa vida"  isso nos ajudou sim, a desde cedo conviver com as diferenças, a entendê-las, e acima de tudo a ceitá-las.
Conheço também casos de "crianças" com pais separados cujos pais achavam um saco sair com os filhos no fim de semana deles, e tenho que dizer que isso marca muito mais do que o fato de não ter pai ou não ter mãe!!!
Dia dos pais, dia das mães dos avós, da babá, seja lá que dia for, para mim devem ser festejados e celebrados! Celebrar o fato de ter uma pessoa que lhe ama muito,  se não for seu pai, que seja seu avô, se não for sua mãe, que seja sua tia, mas lembrar que existem pessoas muito especiais na nossa vida que cumprem estes papeis, mesmo que seja uma mãe ocupando o papel do pai também, porque não?  
Por isso eu sou a favor das escolas comemorarem o dia do papai, da mamãe, da vóvó!!! E se a criança não tem este papel representado na família, é a hora de conversar e mostrar as diferenças, mostrar que nem todos somos iguais, muito menos nossas famílias. E se não existe um pai "presente" ( por que afinal ninguém é filho de chocadeira...) que a criança entregue o presente a quem representa este papel na sua vida! 
Se você souber lidar bem com o fato, seu filho também vai. O mundo é cheio de diferenças, uns são magros outros gordos, alguns ficam carecas, outros usam óculos, alguns tem dificuldades especiais e alguns tem dificuldade em matemática... a vida é assim...
Então, neste dia dos pais, abrace seu "pai", o do seu filho, ou seja lá quem você achar que deve! o importante é notar que todos nós temos com quem contar, e todos nós temos a quem amar!!!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dica de Livro - Porque Heloísa?

"Mas, afinal, tem hora certa para sorrir, sentar e andar? E aquele braço e aquela mão? Não sabiam obedecer? A mãe, vendo Heloísa assim, toda atrapalhada, ficava triste como quê. Mas pensava: Se eu ficar borocoxô, quem vai ensinar a ela que a vida é do balacobaco?"
 
Desta vez venho com uma dica de livro diferente, o nome do livro é "Porque Heloísa?" e fala sobre uma garotinha que nasceu com paralisia cerebral. Sei que muita gente pode achar um tema pesado para crianças tão pequenas, mas eu acho que não. Acho que é de pequeno que aprendemos sobre as diferenças e que cada um tem seu jeito de crescer e de encarar o mundo.
Heloísa é lindamente retratada no livro, inclusive com todas as dificuldades que uma doença como esta traz. O livro não coloca Heloísa como coitadinha não, muito pelo contrário, mas o livro ilustra bem as dificuldades de se ter um filho especial (em todos os sentidos) inclusive no quesito acessibilidade tão discutido no Brasil.
Bem, eu poderia ficar horas aqui falando e falando sobre todos os problemas, mas prefiro deixar dois links para os interessados em se aproximar mais do assunto.
1 - http://porqueheloisa.blogspot.com/ 
Este é o blog da autora do livro, lá você vai encontrar mais detalhes...
2 - http://contosmamaepolvo.blogspot.com/
Este é um blog muito lindo sobre as dificuldades no dia a dia de ser mãe de uma criança com paralisia cerebral. Novamente, nada de coitadinho ta? o que vocês vão achar aqui é uma mãe que ama demais seu filho e entende ele como uma criança com MUITA personalidade, como qualquer outra!!!


Ficha do livro:


Título : POR QUE HELOISA?
Autor: ZIGG, IVAN e SOARES, CRISTIANA
Editora: CIA DAS LETRINHAS
Preço: +-32,00
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...