quarta-feira, 7 de março de 2012

Diferenças...

Quando a gente pensa em uma criança qual a primeira imagem que vem a mente? de um menino ou menina rindo espalhafatosamente certo? Todos nós temos uma idéia de como uma criança se comporta, que toda criança gosta de tal coisa ou toda criança brinca de tal coisa. Por exemplo, menino gosta de carrinho e menina gosta de boneca...
Pois é... 
Meu filho é diferente, não por que ele é especial ou nada disso, na verdade acho que diferente não é nem a palavra, ele na verdade é igual a tantas outras crianças da idade dele que são mais tímidas que as outras , isso, acho que talvez tímido seja melhor...
Essa semana fomos numa psicologa para conversar sobre meu filho, algumas atitudes que andamos observando e o que podemos mudar em casa para que ele se sinta melhor e mais confiante.
E ela me falou algo que eu não esperava, mas que se encaixou perfeitamente nele; "meu filho é tímido" e para crianças desse tipo não importa o que o mundo diga, importam apenas os seus padrões internos, o que é normal para ele o que é aceitável para ele. Isso explica muito bem por que ele não gosta de vestir fantasias fora do carnaval, não é por que não goste de fantasia, é por que fantasia se veste no carnaval! 
Isso explica também por que ele não se interessa por bonecos de ação (quando todos os meninos da sua idade estão brincando com eles) Ele não se importa com o que todo mundo pensa, crianças tímidas se ligam nos SEUS padrões, não nos do mundo! 
Realmente ele anda na contramão, por isso sinto ele tão diferente das outras crianças, nas atitudes, e as vezes (muitas) nos interesses. Ele simplesmente não liga para o que os outros estão dizendo...
Além disso ele não gosta de ser o centro das atenções, então nada de apresentações, sem exposições em público, mas ele gosta de ser lembrado, de ser elogiado como toda criança, mas essa atenção não deve ser direcionada pra ele  e sim ao trabalho executado, aí ele vai adorar .
Quando a psicologa me mostrou essas informações eu percebi como elas se encaixavam perfeitamente nele, e como eu estava certa ao observar o que ele queria e não o que os outros achavam legal.
Depois dessa aprendi uma coisa muito importante: MEU FILHO NÃO É UMA PROJEÇÃO DO QUE EU ACHO!
Posso me identificar com ele, mas tenho que aceitar que por mais que ele seja tímido ou expansivo ou qualquer coisa, ele vai ver as coisas de um jeito diferente de mim, e eu posso me identificar com ele, mas ele é diferente do "padrão" que eu tenho de uma criança. Tenho que aceitar que ele é assim e pronto , acho que ja tinha aceitado, mas estava procurando uma explicação, como se fosse errado, errada estava eu de procurar pêlo em ovo (risos)
Mas foi bom ouvir uma psicologa me explicando algumas coisas  sobre meu filho, como o fato dele querer agradar a todos (pelo simples fato dele não querer ver o ambiente dele mudando ) então vão haver horas que eu vou ter de brigar por ele, não no sentido literal ta? Mas vou ter de interferir para que ele se sinta mais confiante e que saiba que estamos nessa juntos.
Para a criança tímida o ambiente é ameaçador, qualquer mudança pode ser traumática (parece terrível neh?, mas tb não é assim)
Se seu filho é tímido como o meu, escute o que ele diz, mas acima de tudo escute o qu ele não diz, veja sua linguagem corporal, admire seus desenhos, elogie seus trabalhos e aceite que nem toda criança vai gostar de ser fotografada, ou de ir de fantasia ao shopping, ou de ser adimirada...

Links que eu gostei:
http://crescendoeacontecendo.blogspot.com/2011/04/crianca-timida.html
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/artigo-nove-regras-crianca-timida.htm
http://veja.abril.com.br/280307/p_096.shtml
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI2222-15069,00.html

Lembrando que:
 Timidez é um traço da personalidade de seu filho, e não tem nada que vc vá fazer que vai mudar isso. Você pode sim , fazer ele se sentir mais tranquilo com ele mesmo, tentar mudar seu filho é burrice!
A maioria dos textos que eu li coloca a culpa da timidez da criança nos pais (inclusive alguns desses aí) Isso não existe! Seu filho é o que é, tímido ou expansivo, não é culpa sua! O que você pode, e deve fazer é conversar com um psicólogo se seu filho se demonstrar incomodado com o próprio modo de ser, ou se por algum motivo isso estiver atrapalhando o seu dia a dia...
Na dúvida, converse com o cordenador da escola de coração aberto, ou com a professora dele, note como ele se sente na presença de outras crianças e adultos diferentes das que ele está acostumado ( com os parentes meu filhote é um tagarela...com outros pais nem tanto...)
Observe seu filho. Cada pedacinho dele, note como ele se sente quando você o elogia, e veja sim o que vc pode mudar para ele se sentir melhor, mas tímido ele SEMPRE vai ser...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...