segunda-feira, 4 de julho de 2011

Reveja seus conceitos!

Já tem algum tempo como vocês sabem que meu menino frequenta a fonoaudiologa, ou a tia Rô como ele mesmo chama... Neste tempo ele evoluiu muito em termos de fala, e mais ainda em termos de personalidade...
Então eu me peguei pensando em como é realmente importante respeitar o ritmo da cada criança MESMO!
Sabem, meu filho não é um menino como os outros, não ele não tem nenhum problema mental nem nada assim, mas ele pensa de uma forma completamente diferente de uma criança de 4 anos, e  no começo não posso dizer que não me preocupei, ficava um bom tempo avaliando ele, pensando em todas as ocasiões em que ele não quis se relacionar com outras crianças em como ele não se deixava levar pela lógica frágil imposta pelos adultos, então quando eu finalmente aceitei meu menino como ele era fiquei MARAVILHADA! risos!
Certa vez na casa de uma tia minha, na hora do almoço, meu filhote queria ( claro!) comer na mesa como os adultos, mas escolheu uma cadeira branca, e se a comida caíse lá iria sujar tudo e seria bem difícil de limpar, então lá se foi uma horda de tios, tias e avós a tentar convencê-lo a sair da cadeira branca e sentar numa preta que estava do lado, todos falavam como a cadeira preta era mais bonita, como ficava num lugar mais legal, enfim, as tais lógicas frágeis dos adultos. Muita conversa depois e nada do meu menino mudar de lugar...
Quando vi a confusão instalada e descobri do que se tratava foi fácil, abaixei do lado dele e expliquei que a cadeira branca era muito difícil de limpar caso caísse uma sujeirinha, ao passo que a preta era só passar um paninho molhado que estaria como nova! Pronto! Menino mudando de cadeira saindo!!!! risos!
Histórias a parte ele é assim a maior parte do tempo... tudo que ele pode e não pode exige uma explicação simples (e plausível) do por quê. 
Esse pensar diferente do meu filho já criou alguns problemas claro, como da vez em que ele brigou com o coleguinha porque o menino não quis guardar o livro da escola (risos!).
Mas depois que notei e aceitei meu menino, foi muito mais fácil lidar com ele.
Voltando a história da Fono, acho importante perceber que cada criança é única mesmo, cada uma tem o seu caminho preferido na vida, cada uma anda do seu jeito, e  a fono (assim como a pró da escola) tiveram que se reinventar para conseguir acompanhar meu menino ( :-) ) e isso segundo elas foi bom ( pra mim foi ótimo!!!) Por que elas também ( mesmo com toda a experiência) tiveram que se reinventar, rever melhor seus conceitos técnicos e práticos, buscar novas formas de educar e de trabalhar cada uma no seu ramo...
Tenho percebido que esta nova forma de trbalhar, maternar ou simplesmente amar nossos filhos é muito mais respeitosa, mas também muito mais trabalhosa, pois exige a célebre frase " Reveja seus conceitos" todos os dias.
Vou voltar a um tema batido mas vamos lá; A nossa história como um todo, pais, avós, bisavós, criavam seus filhos de um jeito, e fomos levados a acreditar que este era o jeito certo, e com o tempo mudando, fomos cada vez mais nos deixando levar pelo mito do leite fraco, ou da palmada  que resolve, ou simplesmente "pata de galinha não mata pinto" ou " nunca vi criança morrer de chorar" enfim, passamos por muita coisa quando fomos pequenos, não tenho mágoas (peloamordeDeus!!!) amo muito minha mae e sei que ela fez o melhor que podia. Mas agora é a minha hora de rever meus conceitos!
E tanto para mim quanto para ele quero uma maternidade mais respeitosa, sem bater, com uma alimentação mais natureba, sem tanto incentivo ao consumo, respeitando as vontades de meu pequeno ( eu disse respeitando, não cedendo...) E depois da conversa com a Fono tenho notado que esta criação tem surtido efeitos, tenho agora em minhas mãos um menino seguro de si, que vai a Fono porque sabe que precisa, mas nem por isso se sente "coitadinho" que sabe respeitar outras crianças e esperar a vez e, que respeita a mim e ao pai e nos ama de paixão!
Um menino que adora a babá e não suporta injustiças, que ama animais e que sabe como brincar com eles...
Essa história de "reveja seus conceitos" vale a pena afinal (risos) ! Dá trabalho, mas vale a pena!!!
Este é meu menino brincando na praça (um de seus passeios preferidos) com um carrinho feito de produtos recicláveis...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...