Hoje minha babá voltou de férias, foram 32 dias distante...
Para o meu menino foi um tempo de farra, na casa da vó, brincando com os primos, sem hora pra nada
Para nossa família foi um período meio caótico no bom sentido, casa bagunçada, hora para nada, brinquedos e roupas espalhados, e alguma poeira também. Afinal eu estava trabalhando todo esse tempo, e o pai também, então nada de faxina :) só o essencial.
Eis que ontem de noite ele me solta: "Mamãe eu não quero que minha Di volte!"
E eu já pensando que era por que ele passava mais tempo em farra quando a babá não está enfim...
Perguntei: "Por que? Você não gosta tando de sua Di?"
e ele: " Eu não quero que ela volte porque ela briga comigo..."
PRONTO! Eu fiquei logo neurótica. Como assim briga com MEU FILHO? E o que mais de errado anda acontecendo? Perguntei porque ela brigava com ele, ele disse que era por causa da televisão, quando ela queria assistir novela, pronto, a neurose se instalou por completo... Que história é essa de novela? e brigar com meu filho peraí! Falei com ele bem claro, que se houvesse qualquer problema ele poderia falar comigo, e que eu ia falar com ela que não precisava brigar com ele que ela viesse falar comigo que eu resolveria os problemas...
Mesmo assim eu fiquei encucada, fiquei pensando em tudo que aconteceu e que eu não fiquei sabendo, imaginei um monstro ofuscando meu filho. pensei em todos os pesadelos que ele teve, afinal vemos a todo momento propagandas de babás terríveis que batem nas crianças, que assustam... enfim
Fui dormir com aquilo na cabeça e ao acordar ele repetiu que não queria a Di dele de volta. Pensei (de cabeça fria mas nem tanto) que ela era uma boa pessoa, mas que eu teria de ser dura! Conversei novamente com ele e disse que qualquer problema poderia vir me contar sem medo de nada!
Quando a Di dele chegou ele não quis papo logo de início e eu falei que ele disse que não queria ela de volta ( só não disse o por quê) .
Ela foi chegando de mansinho, dando beijinho, se derretando toda e ele também, e de repente já estava de novo todo sorrisos para cima dela, e claro chamando pra brincar.
Quando fui para o trabalho ele nem fez cena, afinal, a Di dele tinha voltado para brincar com ele.
Refletindo sobre o que aconteceu me toquei que apesar de confiar muito na babá dele fiquei com medo. Medo de acontecer com meu filho as milhares de coisas que a gente vê na televisão, fiquei com medo dele estar sofrendo e não conseguir me contar, fiquei com medo daquela pessoa que cuida dele ser na verdade um monstro!
É inevitável que os confilitos existam, meu menino não é um serzinho facil, e se fosse não seria nosso filho :) é preciso com certeza estar atenta aos sinais, confiar no que seu filho lhe conta, ter atenção se ele está dormindo tranquilo, se de repente ele não passou a ter medo de monstros, fazer xixi na cama de novo. Tudo isso são sinais de alerta que toda criança, mesmo aquela que ainda não fala pode dar, sinais que muitas vezes não observamos.
Meu filho provavelmente só não estava sabendo como lidar com a volta da babá e pôs tudo pra fora, confiando no pai e na mãe. Mesmo assim estou de olho sempre! Reclamar faz parte do trabalho dela, assistir novela fora de hora não :) Mas tudo é negociável e em se tratando de empregadas domésticas tudo é mais sutil. Sugeri a ele que caso tivesse qualquer problema falasse comigo, e a cada dia eu vou perguntar (como sempre perguntei) se foi tudo bem e se não teve qualquer estresse...
No geral ela é uma pessoa muito boa e atenciosa, demostra muito carinho por ele tanto na nossa frente quanto quando não estamos olhando...Só que as vezes o que a televisão nos fala parece mais real do que aquilo que vivenciamos no dia a dia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário