segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Das dificuldades de envelhecer...

Sei que ainda sou jovem, mas uma certeza que tenho é que quero ter outros filhos, para que quando minha velhice chegar, meu menino não tenha que assumir sozinho, as responsabilidades de cuidar de papai e mamãe.
Muita gente pode dizer que da vida não sabemos nada, e é verdade, a gente não sabe o dia de hoje quanto mais o de amanhã, mas podemos planejar :-) 
Outros podem dizer ainda que querem ter um filho só para poder dar tudo a ele, tudo que não tiveram, me desculpe, mas eu acho esse um pensamento meio mesquinho e egoísta! Afinal, as cobranças de ser um bom filho, estudioso, educado, tudo de bom e ainda por cima companheiro também são todas para ele. É como eu digo de vez em quando, é preciso muita cuca fresca para ser mae/ pai de filho único...
Minha mãe me criou sozinha, isso vcs já sabem, mas não foi bem assim, ela sempre teve ajuda de duas irmãs, minhas tias, e ôntem eu tive de levar uma delas ao médico por causa de uma emergência. Minha mãe ainda é jovem e pode arcar com os problemas de levar alguém mais velho ao médico, mas é sempre bom sentir um apoio, saber que não estamos sozinhos nessa, que tem alguém lá que também se importa!
Mas o dificil mesmo é conseguir aceitar que aquela pessoa que você sempre cuidou, que sempre dependeu de você agora está lá e é ela quem resolve os pepinos :-)  essa sou eu!
Tanto minha mãe como minha tia ficaram espantadas pela maneira como eu lidei com tudo, ajudei, expliquei algumas coisas ao médico e outras a minha tia, e assim resolvemos o problema e fomos para casa. Mas para as duas acho que também ficou uma lição, a de que aquele serzinho quem elas cuidaram por toda a vida cresceu! Se tornou independente e capaz de cuidar de si mesmo e de outros.
Essa é definitivamente uma lição que eu tenho que lembrar quando começar a envelhecer, lembrar que eu vou invitavelmente precisar de meu filho, e que tenho que confiar nas escolhas dele, que inevitavelmente eu posso vir a depender dele, e que isso não é nenhuma vergonha, pelo contrário, é hora de ficar orgulhoso de ter alguém que você ama tanto cuidando de você, quando você mais precisa!
Quando digo que não quero deixar a carga toda para ele, não é de uma maneira ruim, é só que as vezes quando somos só nós para resolver as coisas ficamos perdidos, mas quando tem alguém para trocar ideias, conversar, e distrair, as coisas ficam mais leves. Cada decisão é dividida, e a carga de cuidar de alguém que por mais que a gente ame não deixa de ser uma carga, fica mais leve e mais fácil de carregar.
A gente nunca tem filhos pensando que a gente vai precisar de alguém para cuidar de nós quando ficarmos velhinhos, isso é com certeza burrice, mas é preciso saber, ter consciência que a velhice chega para todos , mais cedo ou mais tarde...

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...