terça-feira, 9 de agosto de 2011

Festa do dia dos pais

Esta semana é a festa do dia dos pais da escola de meu menino, normalmente só os pais são convidados, mas este ano graças as reclamações constantes das mães, elas foram liberadas para comparacer a festinha paterna.
Sei que algumas escolas mais "modernas" costumam fazer festas nessas ocasiões para a "família", já que a família encontra-se hoje em dia em formatos tão malucos, que talvez esta seja a melhor opção de não deixar ninguém de fora.
Deixa eu dar minha opinião, lembrando que esta é apenas uma opinião pessoal e nada tem de científica ta?
Acho legal a idéia de se fazer festas para a famíia, mas com isso esquecer que o dia é do pai, ou da mãe ou da avó? não sei se acho tão legal assim. Você pode até dizer que meu filho tem uma família "bem formada" pai, mae, um gato.... e a realidade brasileira é que muitas famílias são separadas, mesmo nesta fase de crianças tão pequenas. Mas a verdade é que eu mesma não convivi muito com meu pai, e não fui a única, conheço diversas "crianças" cujo pai morreu e foram criados pela tia, ou que o pai (ou mesmo a mãe) não quis conviver com os filhos e estes acabaram sendo criados pelos avós... E isso tenho que dizer não nos tornou pessoas tristes ou melhor dizendo este fato nunca "definiu nossa vida"  isso nos ajudou sim, a desde cedo conviver com as diferenças, a entendê-las, e acima de tudo a ceitá-las.
Conheço também casos de "crianças" com pais separados cujos pais achavam um saco sair com os filhos no fim de semana deles, e tenho que dizer que isso marca muito mais do que o fato de não ter pai ou não ter mãe!!!
Dia dos pais, dia das mães dos avós, da babá, seja lá que dia for, para mim devem ser festejados e celebrados! Celebrar o fato de ter uma pessoa que lhe ama muito,  se não for seu pai, que seja seu avô, se não for sua mãe, que seja sua tia, mas lembrar que existem pessoas muito especiais na nossa vida que cumprem estes papeis, mesmo que seja uma mãe ocupando o papel do pai também, porque não?  
Por isso eu sou a favor das escolas comemorarem o dia do papai, da mamãe, da vóvó!!! E se a criança não tem este papel representado na família, é a hora de conversar e mostrar as diferenças, mostrar que nem todos somos iguais, muito menos nossas famílias. E se não existe um pai "presente" ( por que afinal ninguém é filho de chocadeira...) que a criança entregue o presente a quem representa este papel na sua vida! 
Se você souber lidar bem com o fato, seu filho também vai. O mundo é cheio de diferenças, uns são magros outros gordos, alguns ficam carecas, outros usam óculos, alguns tem dificuldades especiais e alguns tem dificuldade em matemática... a vida é assim...
Então, neste dia dos pais, abrace seu "pai", o do seu filho, ou seja lá quem você achar que deve! o importante é notar que todos nós temos com quem contar, e todos nós temos a quem amar!!!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...