quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aprendendo a escrever

Meu menino está aprendendo as letras, e está maravilhado com elas, não fazemos cobranças (até para não atrapalhar o processo), mas achamos lindo ( Claro!!! quem não acha?) quando ele se mostra mais esperto do que pensávamos... Olha só o que ele "escreveu" ontem:
Se você não consegue ler eu vou traduzir: " Mcqueen é o verdadeiro campeão". Calma gente ! meu filho não é super dotado nem nada disso, ele não consegue ainda ligar as letras e formar as palavras, mas está caminhando, ele escreveu cada letrinha do jeitinho dele, e eu li depois para ele. 
Essa escrevinhação toda foi ontem a noite, e hoje ele foi, todo orgulhoso de si mesmo, mostrar para a pró o que ele havia "desenhado" pois afinal ele não "escreveu", mas ele está na caminhada da escrita e cada passo é lindo não é?
Nessa fase dos 4 anos nada é tão gostoso para ele quanto fazer atividades ( lembra quando a gente era pequeno e tinha o almanacão da turma da mônica?) pois é, lá se vão rios de dinheiro e uma mãe feliz em gastar :-) em revistinhas de atividades infantis... 
Claro que eu também não tenho tanto $$$ assim e acabo baixando um monte de atividades para ele também, ontem o menino estava inspirado, e fizemos esta carinha logo antes da escrevinhação...

Enquanto eu pintava o rosto ele pintava as partes, depois recortei tudo (inclusive o óculos) e ele colou onde achava que devia. Claro que este rosto foi para a escola hoje também né?
A diretora comentou comigo como ele estava estimulado, e é verdade, ele não segura o sorriso quando falamos que ele está indo bem.
Ficamos felizes com o progresso dele !!!


Seguem então, algumas dicas para papais e mamães maravilhados como eu:
- Aceite antes de tudo que cada criança tem seu tempo, tentar apressar as coisas pode só atrapalhar, temos várias crianças da mesma idade de meu filho por perto, algumas já escrevem o própio nome , o nome  da mãe, do pai, da avó enfim, meu filho não faz nada disso sozinho, tem um menininho da idade dele que já lê tudo e não escreve nada, tem outro que não escreve nem lê nada e todos estão dentro do esperado para a idade.
- Leia muito com seu filho, e leia sem ele também, na verdade tem um conselho que gosto muito " Leia muito, na verdade, leia até que seu filho tenha inveja de você!" E isso é verdade, pense que as crianças sempre imitam os pais, então nada melhor que um bom exemplo.
- Faça atividades com ele, para que ele tenha interesse no papel e no lápis, não se engane, mesmo que ele goste só de desenhos para colorir isso também ajuda na cordenação motora fina, e quando for o tempo dele e ele aprender a escrever, vai ser bem mais fácil!
- Utilize vários materiais para a pitura ou o desenho, vale hidrocor, lápis de cor, giz de cera, aquarela... meu filho não gosta dos lápis de cor, mas ama os giz de cêra. Respeite os gostos do seu filho! Mesmo que eu queira que ele seja um artista plástico no futuro vai ser horrível se eu forçar ele a pintar com pincel em todas as vezes que ele for desenhar!
- Converse com a professora e faça parte do dia a dia dele no aprendizado; Na outra semana meu filho estava aprendendo sobre os animais, e eu levei um livro enorrrmeeee para a escola sobre animais, a turma adorou! Seria uma oportunidade para levar ele ao zoo também... Essa parceria casa/escola faz com que a criança tenha mais interesse no ambiente escolar, e uma coisa leva a outra.
- Converse com a professora e a cordenadora da escola para saber exatamente qual as expectativas delas para esta idade, afinal somos mães, não pedagogas.
- Se achar que as espectativas estão muito altas ou muito baixas converse com outros pais, pesquise, se informe, questione, afinal é muito importante que você confie na escola que escolheu para seu filho.
- Se maravilhe junto com ele, todas as vezes que ele mostrar as letras elogie, mas lembre de elogiar o progresso, não o resultado!
- Curta cada passo, um dia isso vai ser coisa do passado e você vai sentir falta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...