terça-feira, 17 de maio de 2011

E quando a mentira é apresentada a seu filho?

'Criança não mente, sempre fala a verdade!' Será?

A minha pequena aprendeu agora a contar mentiras convenientes para ela.

Se acabou de chegar do colégio e quer comer de novo (ela janta no colégio), ela me diz que não comeu no colégio pois a babá não quis dar comida a ela.
Se ela quebrou alguma coisa em casa, simplesmente põem logo a culpa em outra pessoa...

Ainda não a peguei em uma mentira muito grande.... AINDA! Mas se eu deixar isso continuar assim, com certeza essas pequenas mentirinhas vão se tornar terríveis monstros.

O que fazer?

Você primeiro precisa diferenciar mentira e fantasia. Nos casos acima, a minha pequena mentiu mesmo. As crianças podem mentir para conseguir algo, por temer algum castigo, ou até mesmo para chamar a atenção dos pais entre outros milhões de motivos.

Já a fantasia, que também é super normal nessa idade, é quando a criança não consegue separar a vida real do imaginário, das histórias.. Nesse caso, deixa a criança imaginar, isso faz bem para ela, faz parte dela.

Mas no caso de uma mentira, é bom cortar o mal pela raiz. Uma boa conversa e bons exemplos ajudam muito (como sempre). Nada de repressões duras, hein? Isso pode fazer com que o pequeno invente uma mentira maior ainda para fugir da bronca ou castigo. Mostre ao seu filhote os benefícios em falar a verdade, e as coisas ruins que uma mentira pode causar.

Você pode ensiná-lo sobre isso contando belas histórias.. O que não faltam são contos. Um que eu gosto muito é o de Pedro e o Lobo.



"Dicas Mentiras frequentes sobre um mesmo assunto podem expor uma angústia da criança. Será que alguém gosta de ser chamado de Pinóquio?
Interrogatórios insistentes e pressão em gritos não levarão a criança a dizer a verdade. Pode ter efeito contrário.
A fantasia faz parte do desenvolvimento da criança. Estimule a criança de forma saudável e criativa."
Fonte: Guia do Bebê 


PS: Eu estava morrendo de saudade do Diário! Mas estou de volta! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...