quinta-feira, 19 de maio de 2011

Como falar sobre a morte?

Ontem uma pessoa próxima a mim faleceu, uma pessoa querida, e as vezes até doi falar assim, mas Deus sabe o que é o melhor e a nós só cabe aceitar...
Mas aí fica uma dúvida: Como contar aos nossos filhos o que aconteceu? Esta pessoa não tinha filhos, mas tinha um subrinho querido que tenho certeza que era como um filho para ele. A mãe do garotinho (que tem a idade de meu filho) estava sem saber muito como abordar o assunto, afinal, como falar para uma criança de 4 anos sobre a morte?
Acho que o primeiro passo e mais importante ela já tomou: "Não esconder". Saber a causa da morte também ajuda em alguns casos ( ele estava doente...) mas é bom também ter muito cuidado, afinal crianças tem uma cabecinha prodigiosa e podem não entender exatamente o que vc está querendo dizer, se você disser que a pessoa estava velhinha, ele pode não querer ficar velho, ou doente ou qualquer coisa... 
Lembre que as crianças lidam com a morte de uma maneira diferente dos adultos, pode ser que eles chorem muito ou não chorem nada, mas isso nao quer dizer que não se importam, quer dizer qpenas que aquela é a maneira deles lidar com aquela perda. 
Outra coisa que pode acontecer é culparem a pessoa que morreu " Porque Fulano foi embora? ele não gosta mais de mim?" 
Algumas dicas talvez possam ajudar
- Fale sempre a verdade, nunca diga que fulano foi viajar, ele vai lembrar, principalmente se tiver uma determinada idade.
- Conte o acontecido o mais rápido possível, não deixe para contar uma semana ou um mês depois, a criança pode se sentir traída, principalmente se quem morreu for próximo à criança .
- Deixe que a criança chore se quiser, e não deixe de demonstrar seus sentimentos se ela estiver perto. É importante que ela coloque o que está sentindo para fora, e você também, isso não o faz mais fraco nem vulnerável, é assim que acontece, quando alguém morre nós choramos sua perda.
- Se ela for mais velha cogite levá-la ao enterro, ela pode se sentir melhor tendo como se despedir.
- Não finja que a pessoa nunca existiu, lembre dos momentos bons, coloque fotos dela pela casa se sentir necessidade, mantenha a lembrança dela viva, e fale com seu filho dos bons momentos que passaram juntos.
- Saber que ela não é a única pessoa a perder um ente querido também ajuda, e nisso os livros são os melhores... ( talvez goste deste e deste )
- Escute o que seu filho tem a dizer, mantenha  a cabeça aberta, escute, explique, converse o tempo que for preciso e quantas vezes forem necessárias.
- Mesmo que seu filho não tenha perdido um ente querido, mas um bichinho de estimação, não minimize os sentimentos dele, entenda que ele precisa chorar por um tempo, precisa sentir a perda, logo logo o sentimento vai melhorar e ele vai seguir com a vida. Se você achar que o processo de luto está durando muito, procure um médico afinal a depressão atenge tanto crianças quanto adultos.

2 comentários:

  1. Muito complicado mesmo.
    O que mais vejo nessas situações, são os pais dizendo que papai do céu levou fulano porque foi melhor e tal.

    1-Isso pode fazer a criança ter medo do tal papai do céu.

    2-Definitivamente, não usarei este argumento. Primeiro porque não acredito em papai do céu e segundo porque não quero que meu filho (a) fique com medo ou raiva de alguém que levou fulano por causa disso ou daquilo.

    Acho que o "melhor" é abordar o fato de forma mais direta e amena possível.

    ResponderExcluir
  2. É uma coisa bastante complicada, Ícaro. Uma criança pode não entender a perda de um ente querido. Mas concordo que a verdade é sempre o melhor a ser dito.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...