terça-feira, 3 de maio de 2011

Criança ecológica

Muito já se fala dos cuidados que devemos ter com o nosso mundinho. São novos hábitos que devemos adotar, novas atitudes: economizar água, fazer a coleta seletiva e muito mais.

As propagandas a respeito disso estão ai por todo o canto. Mas e as nossas crianças? Elas estão cientes disso?

Fiquei abismada ao fazer uma visita a uma escola do filho de uma amiga e não ver nenhum projeto em torno desse assunto. As crianças não são o futuro do nosso país? Do nosso mundo? Então vamos ensiná-las as coisas certas desde já.

Com algumas brincadeiras você pode ir ensinando ao pequeno a importância em dar atenção ao planeta:

  • Acabou o que tinha no potinho?.  Nada de jogar ele fora! Vamos reciclar! Você sabia que dá para fazer vários brinquedos legais com esses potinhos?
  • Foi-se o tempo em que podíamos ficar de chuveiro aberto brincando despreocupada, né? Ao invés disso que tal encher uma bacia ou uma piscininha para não deixar a água rolando? * Ahh, e depois ainda dá para usar a água para lavar o banheiro, por exemplo..

  • Sabe quando aquela impressão não deu certo? Nada de jogar fora! Se um lado do papel estiver em branco, ele pode virar um ótimo espaço para o desenho mais lindo do seu filhote!

  • Ensine seu filhote a cuidar das plantas. Deixe-o brincar com a terra, além de ser uma brincadeira deliciosa, faz muito bem ao planeta.

  • Na hora do mercado, evite os sacos plásticos, use as ecobags! A minha pequena adora sair do mercado com a mochilinha dela cheiaa de seus lanchinhos prediletos.
  •  Vai na padaria ou a um lugar pertinho? Esquece o carro, vai andando com o filhote. Vai ser um tempo mais gostoso entre vocês, e vocês 

Algumas coisinhas bem simples te ajudarão a cuidar do planeta de forma divertida junto com o filhote! Tente você também!

E mais dicas:

Site bacana: http://www.criancaecologica.sp.gov.br/  Onde as crianças podem jogar, ouvir uma musiquinha bem legal sobre os cuidados do meio-ambiente, entender o que é aquecimento global, poluição e muito mais, vale a pena!
Livro fantástico: 'Fábrica de brinquedos' - do ilustrador Ricardo Girotto

O livro ensina a fazer alguns brinquedos com materiais que iriam para o lixo!
É bem legal! 

E por falar em ensinar a montar brinquedos recicláveis, tem esse link (aqui) também, que tem uns .pdf's ensinando a fazer cada coisa bem legal!


2 comentários:

  1. Fernando Vasconcelos3 de maio de 2011 às 09:41

    Ótimas dicas! Além de cuidar do planeta, ainda aproveitamos para curtir mais os pimpolhos!

    ResponderExcluir
  2. Adoreiii! Boas dicas!
    Quando eu tiver um filho, ensinarei a cuidar do planeta tb!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...