terça-feira, 31 de maio de 2011

Abandonados

Apareceram por aqui recentemente esses 6 caezinhos abandonados, alguém os largou por aqui, largou mesmo...são todos muito fofos, mas precisam de um lar, alguém se habilita?




Se quiser adotar qualquer um destes entre em contato através dos comentários. Eles só precisam de um lar, e você ganha de brinde um amigo fiel para todas as horas, daqueles que ninguém bota defeito!!!
Se alguém quiser ajudar, mesmo que sejam outros caezinhos, por favor acesse http://www.abpabahia.org.br/

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Aniversário de Boneca

É óbivio que não é necessário grandes desculpas para unir a meninada e fazer uma bagunça gostasa né? Mas também não custa nada inventar motivos!
A minha pequena resolveu fazer um aniversário de boneca! Uma festa suuuper simples, lógico. Um bolo pequeno, um bricadeiro e pãozinho! Liga para os amigos mais próximo e prepara a bagunça!


Foi um momento delicioso unir os pequenos aqui em casa e deixar a imaginação deles rolar solta... Cantaram os parabéns, comeram, e brincaram muito, muito mesmo!!  
Uma coisa bastante simples de ser feita e que agrada demais a garotada.
Eles comem o que gostam, dançam, gritam, correm, fazem a maior bagunça.. Os sorriros na cara a todo momento e a cara de chateação na hora de ir embora mostram o quanto este momento foi legal e importante para eles.
Vale a pena tirar um dia e fazer um momento assim!

domingo, 29 de maio de 2011

Uma Rosinha em minha casa

No colégio da pequena existe um projeto chamado Momento Literário, onde os pequenos passam um tempo estudando sobre algum assunto literário (lógico) e depois fazem uma linda apresentação para babação geral para os papais!
Hoje Na quinta, foi a apresentação do primeiro momento literário deste ano. No qual a turminha apresentou historrinhas da Turma da Mônica.

A minha pequena foi a Rosinha! E foi também o Cebolinha,  a Mônica, a Magali, a Aninha, a Dorinha, o Chico Bento... Ela sabia as falas de tooodos os personagens, e enquanto cada um falava na sua hora, ela ficava de lá do cantinho dizendo todas as falas bem baixinho.

E na hora de sua apresentação, ela demonstrou uma desenvoltura sem igual... Ela sempre foi muito solta, porém nesta última apresentação ela me surpreendeu. Falou tudo direitinho e ainda ajudou os coleguinhas mais esquecidos.

Isso mostra o quanto ela está mais segura de si, mas confiante. E isso claro, me deixa muito contente! Minha menina está cada vez mais independente! ;)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O carteito chegou - Dica de Livro

Ôntem a noite consegui (finalmente) ler o livro "O carteiro chegou" para o meu filho! Eu já sabia que a história era linda e que prendia a atenção de qualquer um, mas o menino em fase dinossauros só queria saber de livros com os bichões :-)
Ontem bati pé e disse que tinha um livro novo e maravilhoso que queria muito ler com ele, ele topou, mas não sem antes reclamar (claro, queria outro de dinossauros!)
Quando começamos a história e ele viu as cartinhas que o carteiro leva ficou todo entretido vendo quem receberia a próxima correspondência, relembrando os personagens de contos de fadas, e se animando com os detalhes das cartinhas, ele amou o dinheirinho que a caixinhos dourados recebeu e o livrinho da cinderela, foi fofo!
O livro é tão bem feito que me deu muita vontade de fazer uma cartinha só para meu menino ter o gosto de receber algo assim para ele.
Depois da leitura ligamos para a Dinda que tinha dado o livro no aniversário dele e só agora que ele leu, pôde agradecer como deveria, a dinda claro, ficou babando :-)
Então fica a dica de um livro super diferente, muito divertido e interativo, e , ao mesmo tempo completamente diferente do que você está acostumado, é daqueles livros que tem que ler para crer.
Ficha técnica:
Autor: AHLBERG, ALLAN
Ilustrador: AHLBERG, JANET
Tradutor: BRANDAO, EDUARDO
Editora: CIA DAS LETRINHAS
Valor: +_44,00 ( é eu sei, caro!, mas acreditem esse vale o preço...) 

Dessa vez a dica de livro vai ficar sem a foto de Malu (a gata) pois não deu tempo de tirar, se eu conseguir , depois edito e coloco o livro por dentro para vcs se animarem mais ainda... 
Editado:
Acabamos passando o final de semana "escrevendo" cartinhas para as avós :-) E lendo e relendo o livro várias vezes, segunda mandei o livro para a escola ...

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aprendendo a escrever

Meu menino está aprendendo as letras, e está maravilhado com elas, não fazemos cobranças (até para não atrapalhar o processo), mas achamos lindo ( Claro!!! quem não acha?) quando ele se mostra mais esperto do que pensávamos... Olha só o que ele "escreveu" ontem:
Se você não consegue ler eu vou traduzir: " Mcqueen é o verdadeiro campeão". Calma gente ! meu filho não é super dotado nem nada disso, ele não consegue ainda ligar as letras e formar as palavras, mas está caminhando, ele escreveu cada letrinha do jeitinho dele, e eu li depois para ele. 
Essa escrevinhação toda foi ontem a noite, e hoje ele foi, todo orgulhoso de si mesmo, mostrar para a pró o que ele havia "desenhado" pois afinal ele não "escreveu", mas ele está na caminhada da escrita e cada passo é lindo não é?
Nessa fase dos 4 anos nada é tão gostoso para ele quanto fazer atividades ( lembra quando a gente era pequeno e tinha o almanacão da turma da mônica?) pois é, lá se vão rios de dinheiro e uma mãe feliz em gastar :-) em revistinhas de atividades infantis... 
Claro que eu também não tenho tanto $$$ assim e acabo baixando um monte de atividades para ele também, ontem o menino estava inspirado, e fizemos esta carinha logo antes da escrevinhação...

Enquanto eu pintava o rosto ele pintava as partes, depois recortei tudo (inclusive o óculos) e ele colou onde achava que devia. Claro que este rosto foi para a escola hoje também né?
A diretora comentou comigo como ele estava estimulado, e é verdade, ele não segura o sorriso quando falamos que ele está indo bem.
Ficamos felizes com o progresso dele !!!


Seguem então, algumas dicas para papais e mamães maravilhados como eu:
- Aceite antes de tudo que cada criança tem seu tempo, tentar apressar as coisas pode só atrapalhar, temos várias crianças da mesma idade de meu filho por perto, algumas já escrevem o própio nome , o nome  da mãe, do pai, da avó enfim, meu filho não faz nada disso sozinho, tem um menininho da idade dele que já lê tudo e não escreve nada, tem outro que não escreve nem lê nada e todos estão dentro do esperado para a idade.
- Leia muito com seu filho, e leia sem ele também, na verdade tem um conselho que gosto muito " Leia muito, na verdade, leia até que seu filho tenha inveja de você!" E isso é verdade, pense que as crianças sempre imitam os pais, então nada melhor que um bom exemplo.
- Faça atividades com ele, para que ele tenha interesse no papel e no lápis, não se engane, mesmo que ele goste só de desenhos para colorir isso também ajuda na cordenação motora fina, e quando for o tempo dele e ele aprender a escrever, vai ser bem mais fácil!
- Utilize vários materiais para a pitura ou o desenho, vale hidrocor, lápis de cor, giz de cera, aquarela... meu filho não gosta dos lápis de cor, mas ama os giz de cêra. Respeite os gostos do seu filho! Mesmo que eu queira que ele seja um artista plástico no futuro vai ser horrível se eu forçar ele a pintar com pincel em todas as vezes que ele for desenhar!
- Converse com a professora e faça parte do dia a dia dele no aprendizado; Na outra semana meu filho estava aprendendo sobre os animais, e eu levei um livro enorrrmeeee para a escola sobre animais, a turma adorou! Seria uma oportunidade para levar ele ao zoo também... Essa parceria casa/escola faz com que a criança tenha mais interesse no ambiente escolar, e uma coisa leva a outra.
- Converse com a professora e a cordenadora da escola para saber exatamente qual as expectativas delas para esta idade, afinal somos mães, não pedagogas.
- Se achar que as espectativas estão muito altas ou muito baixas converse com outros pais, pesquise, se informe, questione, afinal é muito importante que você confie na escola que escolheu para seu filho.
- Se maravilhe junto com ele, todas as vezes que ele mostrar as letras elogie, mas lembre de elogiar o progresso, não o resultado!
- Curta cada passo, um dia isso vai ser coisa do passado e você vai sentir falta!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Nota cômica - xixi noturno

Meu menino muito educado já acorda durante a noite para fazer xixi, o problema é que ele chama, sai da cama, mira e aponta ( o pé da cama ) e faz xixi (dormindo mesmo)
Ontem o pai só teve tempo de virar ele para o xixi não acertar a cama em cheio
huahuahuahua continuamos aprendendo por aqui ...

Amamentação em foco

Algumas coisas devem ser condenadas, outras celebradas! Então está na hora de celebrar este ato lindo ( que deveria ser normal) da nossa Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres
A matéria, que você pode ler na íntegra aqui, diz que ela quebrou protocolos, disso eu tenho que discordar, afinal bebês não querem saber de protocolo, querem saber de carinho e colo! Parabêns pelo gesto, que isto possa trazer mais "colo e aconchego" para o nosso estado!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Um amigo veio me visitar

Sexta meu menino chegou com um coleguinha de surpresa para casa, e ele veio passar o final de semana inteirinho conosco, o nome desse amiguinho é Murilo (Calma! esse amiguinho é um bichinho de peluúcia!!!!)
Acho bem legal esta proposta da escola, já é o terceiro ano que meu menino traz para casa um amiguinho novo a cada ano, esses amiguinhos passam o final de semana com a criança e na segunda tem de regressar à sua casinha ( a escola) Achei fantástico ver meu menino dando o almoço dele para Murilo, foi lindo... Mostrou a casa toda para o novo amigo e ainda ajeitou uma caminha para ele. Risos!
Esta atividade bastanta lúdica faz com que ele possa trazer um pouco dos outros coleguinhas para casa ( já que Maurício tem um livro no qual todas as suas peripercias são contadas) Ele também tem uma malinha, que cada coleguinha coloca algo novo, aí quando chegar no fim do ano Murilo vai ter de ter um malão!!!!
Nos divertimos muito o fim de semana todo! Criamos uma roupinha nova para o Murilo ( que eu só queria chamar de Murilo Maurício e o pequeno só corrigia (cômico!) Ele ficou todo animado, em todos os lugares que fomos ele mal podia esperar para mostrar o Murilo Maurício ( é só Murilo mãe!) para todo mundo, e quando perguntavam quem era esse, ele explicava que era um coleguinha da escola, que tinha vindo passar um fim de semana com ele... blá blá blá...
O nível imaginário foi lá em cima,  pois todas as aventuras o Murilo Maurício tinha que participar não é mesmo?
Quando chegou a segunda e o Murilo Maurício teve de voltar para a escola meu menino estava eufórico de poder contar para os coleguinhas tudo que ele e Murilo Maurício andaram aprontando...
Mas tenho que confessar! Quem mais gostou do Murilo Maurício foi a nossa gatinha, a Malu, olha ela aí "brincando" bem agarradinha com ele  ...

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Como falar sobre a morte?

Ontem uma pessoa próxima a mim faleceu, uma pessoa querida, e as vezes até doi falar assim, mas Deus sabe o que é o melhor e a nós só cabe aceitar...
Mas aí fica uma dúvida: Como contar aos nossos filhos o que aconteceu? Esta pessoa não tinha filhos, mas tinha um subrinho querido que tenho certeza que era como um filho para ele. A mãe do garotinho (que tem a idade de meu filho) estava sem saber muito como abordar o assunto, afinal, como falar para uma criança de 4 anos sobre a morte?
Acho que o primeiro passo e mais importante ela já tomou: "Não esconder". Saber a causa da morte também ajuda em alguns casos ( ele estava doente...) mas é bom também ter muito cuidado, afinal crianças tem uma cabecinha prodigiosa e podem não entender exatamente o que vc está querendo dizer, se você disser que a pessoa estava velhinha, ele pode não querer ficar velho, ou doente ou qualquer coisa... 
Lembre que as crianças lidam com a morte de uma maneira diferente dos adultos, pode ser que eles chorem muito ou não chorem nada, mas isso nao quer dizer que não se importam, quer dizer qpenas que aquela é a maneira deles lidar com aquela perda. 
Outra coisa que pode acontecer é culparem a pessoa que morreu " Porque Fulano foi embora? ele não gosta mais de mim?" 
Algumas dicas talvez possam ajudar
- Fale sempre a verdade, nunca diga que fulano foi viajar, ele vai lembrar, principalmente se tiver uma determinada idade.
- Conte o acontecido o mais rápido possível, não deixe para contar uma semana ou um mês depois, a criança pode se sentir traída, principalmente se quem morreu for próximo à criança .
- Deixe que a criança chore se quiser, e não deixe de demonstrar seus sentimentos se ela estiver perto. É importante que ela coloque o que está sentindo para fora, e você também, isso não o faz mais fraco nem vulnerável, é assim que acontece, quando alguém morre nós choramos sua perda.
- Se ela for mais velha cogite levá-la ao enterro, ela pode se sentir melhor tendo como se despedir.
- Não finja que a pessoa nunca existiu, lembre dos momentos bons, coloque fotos dela pela casa se sentir necessidade, mantenha a lembrança dela viva, e fale com seu filho dos bons momentos que passaram juntos.
- Saber que ela não é a única pessoa a perder um ente querido também ajuda, e nisso os livros são os melhores... ( talvez goste deste e deste )
- Escute o que seu filho tem a dizer, mantenha  a cabeça aberta, escute, explique, converse o tempo que for preciso e quantas vezes forem necessárias.
- Mesmo que seu filho não tenha perdido um ente querido, mas um bichinho de estimação, não minimize os sentimentos dele, entenda que ele precisa chorar por um tempo, precisa sentir a perda, logo logo o sentimento vai melhorar e ele vai seguir com a vida. Se você achar que o processo de luto está durando muito, procure um médico afinal a depressão atenge tanto crianças quanto adultos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bolo delicioso

Na segunda, eu estava com uma vontade enorme de comer empanada, então fui ao mercado comprar os ingredientes, porém ao chegar em casa, e avisar a pequena o que eu ia preparar, ela me disse: " não, mãe, eu quero bolo de formiga. E EU quero fazer!"

Sempre que faço alguma coisa, sempre deixo a pequena por perto me 'ajudando', mas dessa vez resolvi deixar ela fazer sozinha (lógico que com os devidos cuidados!).

Entreguei a ela a massa pronta para o bolo (isso torna as coisas bem mais simples, né?) . Atrás da massa tem o restante dos ingredientes, todos sinalizados com as imagens, ou seja, foi muito simples para ela distinguir o que era cada coisa e até mesmo sua quantidade (ao lado da imagem da manteiga, tem duas colheres; três ovos juntinhos; uma xícara com leite).

Peguei a batedeira! O resto, ela mesmo foi pegando sozinha: a forma, colheres, manteiga, leite, xícara... Parecia uma mestre cuca.. rs Até lembrou de untar a forma (era o papel principal dela nas receitas que eu preparava)

Fiquei ao lado todo tempo prestando atenção na bagunça no preparo. Não tirei fotos por isso, fiquei tão boba olhando aquela cena que me esqueci de fotografar.

Na hora de colocar no forno, lógico, eu assumi o posto!

E qual não foi a minha surpresa quando olhei pra trás e dei de cara com a mestre cuca lambendo a vasilha?
Um bolo delicioso, foi o que minha princesa fez! Mas quando digo isso, não me refiro ao gosto do bolo (que ficou bem gostoso e fofinho), me refiro também a delícia do momento, da experiência.. Foi muito gostosa!

Retirando a fralda noturna

Meu filhote está desfraldado, completamente! Agora nem as fraldas da noite mais ele usa... vou contar um pouco do nosso processo para vocês comemorarem conosco...
Todo mundo que fala em retirar a fralda noturna, fala em esperar que a fralda acorde seca, isso nunca aconteceu com a gente, meu menino sempre fez MUITO xixi a noite, por isso nunca me preocupei em tirar a fralda noturna, afinal ia ser uma tortura para ele e para mim que teríamos que acordar várias vezes a noite para ir ao banheiro, aí fomos adiando, um belo dia ele percebeu que o primo ídolo não fazia mais xixi na fralda nem a noite, pronto, o pontapé inicial foi dado...
Ele começou a arrancar a fralda de noite e fazer xixi na cama... :-) aí acordava molhado e vinha para nossa cama. 
Depois da terceira noite mais ou menos perguntamos para ele porque toda vez ele arrancava a fralda, e foi quando conversamos com ele sobre tirar a fralda noturna, ele disse que queria, afinal o primo ídolo já não usava mais... 
Explicamos que ele teria de acordar a noite para ir ao banheiro, e que provavelmente papai ou mamãe iriam acordar ele no meio da noite para isso, e nas primeiras noites foi um sucesso total, até acontecer o primeiro vazamento... 
Eu e o pai somos meio desencanados com o processo de crescimento infantil, e principalmente do nosso filho, mas a babá nem tanto... Enquanto a gente falava "amanhã a gente tenta de novo" a babá conversava um verdadeiro discurso com ele, de como ele estava ficando grande blá blá blá, até que chegou um ponto dele fazer xixi e dizer que a babá ia ficar triste ( só foi aí que a gente descobriu o que estava havendo...)  Conversamos com ela e fomos bastante claros, fez xixi, beleza, limpa e não fala NADA!
Pronto, se resolveu como mágica... claro que na outra semana começou a vazar de novo, aí descobrimos a babá boicotando de novo ( tadinha, ela não fez por mal ) ela estava dando sopa para ele à noite, como eu falei sem suco, nem água depois da janta ela segiu a risca, mas não pensou no resto dos líquidos neh? 
Depois que parou a sopa foi tranquilo... O processo todo durou umas duas semanas e tenho que dizer que achei muito mais psicológico do que físico. Sinto que, pelo menos no caso de meu menino, foi a decisão dele que fez toda a diferença, e o fato dele saber que era apoiado por nós. Depois que minha cria tomou a decisão, o processo foi tranquilo, mas, assim como tudo na criação e em tudo na educação, todas as pessoas que convivem com aquela criança tem que estar envolvidas com o processo de corpo e alma, tem que falar a mesma língua, tem que agir da mesma forma, senão a cabecinha das crianças fica confusa, e onde há confusão não há espaço para a decisão.

Algumas dicas para ajudar
- Sempre converse com a criança em todos os processos, pergunte se ela tem alguma dúvida, mesmo que ela seja pequena e esteja ainda tirando a fralda do dia, acredite, ela vai entender...
- Nada de líquidos à noite, e isso vale também para frutas como melancia e laranja além de sopas tá? risos.
- Desencane! Relaxe, não cobre o processo dele, toda criança tem o seu tempo, e as vezes comparar só atrapalha.
- Peça ajuda da escola, a diretora do meu filho comemorou com ele qdo começamos o processo e ele amou!
- Se achar que não está funcionado mesmo, não tenha vergonha de voltar atrás, converse de novo com seu filho, coloque a fralda de novo e explique que na hora certa ele vai conseguir, não adianta tentar acelerar algumas coisas, ele vai crescer, mas no tempo dele.
- Como eu falei toda a família tem que estar junta nisso, não vale a mãe dizer "sem suco" e o pai,ou avó, ou babá, chegar e dar um copão de milk shake neh?
- Quando ele conseguir acordar seco, comemore MUITO com ele, pergunte como ele se sentiu, se foi dificil, se ele gostou... ele vai se sentir seu parceiro na conquista e você dele...
- Para meninos compre shortinhos folgadinhos, se encontrar com o personagem preferido melhor, para meninas compre lindos baby dolls, explique que são as roupas de quem não faz mais xixi na cama, afinal uma ajudinha extra é sempre bem vinda neh?
- Curta, um dia até isso vai ser passado e você vai sentir falta...

terça-feira, 17 de maio de 2011

E quando a mentira é apresentada a seu filho?

'Criança não mente, sempre fala a verdade!' Será?

A minha pequena aprendeu agora a contar mentiras convenientes para ela.

Se acabou de chegar do colégio e quer comer de novo (ela janta no colégio), ela me diz que não comeu no colégio pois a babá não quis dar comida a ela.
Se ela quebrou alguma coisa em casa, simplesmente põem logo a culpa em outra pessoa...

Ainda não a peguei em uma mentira muito grande.... AINDA! Mas se eu deixar isso continuar assim, com certeza essas pequenas mentirinhas vão se tornar terríveis monstros.

O que fazer?

Você primeiro precisa diferenciar mentira e fantasia. Nos casos acima, a minha pequena mentiu mesmo. As crianças podem mentir para conseguir algo, por temer algum castigo, ou até mesmo para chamar a atenção dos pais entre outros milhões de motivos.

Já a fantasia, que também é super normal nessa idade, é quando a criança não consegue separar a vida real do imaginário, das histórias.. Nesse caso, deixa a criança imaginar, isso faz bem para ela, faz parte dela.

Mas no caso de uma mentira, é bom cortar o mal pela raiz. Uma boa conversa e bons exemplos ajudam muito (como sempre). Nada de repressões duras, hein? Isso pode fazer com que o pequeno invente uma mentira maior ainda para fugir da bronca ou castigo. Mostre ao seu filhote os benefícios em falar a verdade, e as coisas ruins que uma mentira pode causar.

Você pode ensiná-lo sobre isso contando belas histórias.. O que não faltam são contos. Um que eu gosto muito é o de Pedro e o Lobo.



"Dicas Mentiras frequentes sobre um mesmo assunto podem expor uma angústia da criança. Será que alguém gosta de ser chamado de Pinóquio?
Interrogatórios insistentes e pressão em gritos não levarão a criança a dizer a verdade. Pode ter efeito contrário.
A fantasia faz parte do desenvolvimento da criança. Estimule a criança de forma saudável e criativa."
Fonte: Guia do Bebê 


PS: Eu estava morrendo de saudade do Diário! Mas estou de volta! ;)

Lanchino de um menino

O post sobre dificuldade de alimentação do meu menino deveria ter saído beeem antes, mas por algum motivo não conseguimos editar o blog por algum tempo. Aí quando o post foi ao ar eu ja tinha pesquisado um MONTE de receitas e testei uma nesse fim de semana!!!!
O resultado?
Olhem aí...
A receita veio daqui 
Concordo plenamente com a opinião da autora , este é definitivamente o bolo de cenoura mais gostoso que ja comi! muito fofinho,muito suave! e pequeno amou!
Comprei as forminhas na Le Biscuit e achei baratinho, não está escrito na embalagem que as formas são para bolo (ou cupcake) mas decidi testar mesmo assim, a massa depois de pronta na minha opinião ficou mais consistente que um bolo tradicional, talvez por isso tenha dado certo. Coloquei no forno desse jeito que vcs estão vendo na foto, em cima de uma assadeira comum, a receita rendeu bem, foram uns 20 bolinhos +- 
A cobertura foi o que eu não gostei,  ia fazer um brigadeiro básico para pôr em cima, mas como já tinha a calda na receita e o bolo tinha dado tão certo resolvi tentar! mas achei que ficou muito molengo, mesmo tendo ficado bem mais cremosa do que eu achei que ficaria num primeiro momento, mas o gosto é fantástico, e ajuda o bolinho a ficar ainda mais molhadinho.
Como meu menino não pode comer nada (nada mesmo) que venha em uma embalagem, achei que a ideia do bolinho individual era ótima, tanto por ficar fofo, tanto porque não fica devendo nada aos bolinhos industrializados que eu ja comi, na verdade é até bem mais gostoso.Além disso é bem prático na hora de preparar o lanche, pega um bolinho, enche a garrafinha com suco e voi lá, um lanchinho para a escola saindo!
Ingredientes:
Bolo:
125g (aprox 1 e 1/2) de cenoura descascada e picada
130g (1 xíc) de farinha de trigo
160g (1 xíc) de açucar
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
uma pitada de sal bem pequena
2 ovos
100ml de óleo vegetal
Cobertura:
2 colheres (sopa) de achocolatado em pó
5 colheres (sopa) açucar
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara de leite
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Peneire os ingredientes secos menos o açucar. Unte uma forma redonda de 23cm.
Bata o açucar, o óleo, os ovos e a cenoura no liquidificador, até a cenoura ficar bem batida. Acrescente a farinha, o sal e o fermento e misture levemente, só até a farinha incorporar.(Se puder quando acrescentar a farinha, de preferência misture com uma colher)
Asse por mais ou menos 40 minutos ou fazer o teste do palito e ele sair limpo.
Para a calda, coloque todos os ingredientes numa panela, e leve para o fogo médio até engrossar. Despeje no bolo a calda ainda quente.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Da sorte ou azar...

... Ou do que decidimos que seja.
Tem uma velha fábula que eu gosto muito que diz  assim:
Era uma vez um menino, muito pequeno, com um pai muito pobre, mas que lhe amava muito. Este menino queria muito um cavalo, e um dia, um circo estava passando pela cidadezinha em que eles moravam, e tinham um cavalinho (acho que um potro) que estava fraquinho e não conseguiria acompanhar o circo.
O dono do circo sabendo do desejo do menino e sendo um homem bondoso deu o cavalinho ao menino.
O vizinho do pai do menino ficou logo em cima “Que sorte ein , seu filho queria tanto um cavalo e conseguiu...”
O pai do garotinho foi logo respondendo com muita calma, “pode ser sorte ou azar...”
Um dia, o menino estava treinando o cavalo caiu e quebrou a perna.
O viznho agourento foi logo falando de novo:”Que azar!, seu filho ganha o cavalo que tanto queria e quebra a perna por causa dele...”
O pai, bastante calmo, respondeu simplesmente: “Pode ser sorte ou azar...”
Um  dia o país em que o menino morava entrou em  guerra com o país vizinho e todos os jovens foram convocados para a guerra, menos o nosso menino pois ele tinha quebrado a perna, o vizinho agourento, foi denovo falar com o pai, dessa vez chorando pelo filho dele próprio que ia à guerra “ que sorte, seu filho quebrou a perna e não vai a guerra...”
O pai do menino continuou calmo e respondeu simplesmente, “Pode ser sorte ou azar...”
Na vida é assim também, muitas vezes acontecem coisas que isoladamente parecem um grande golpe de sorrte ou azar, mas quando olhamos mais de longe estes golpes de sorte são o que são: coisas da vida, mas nós podemos decidir, como queremos que estes “golpes” afetem nossa vida. Podemos agir como o vizinho e rir e chorar com o que acontece, ou podemos ser como o pai do menino que aceita estas coisas da vida como o que são, degraus que galgamos a cada dia...
Tudo é oportunidade para nos tornamos pessoas melhores, mesmo quando brigamos, ou quando nossos filhos nos tiram do sério, podemos encarar isso como uma prova, ou como aprendizado... os fatos permanecerão como são: Fatos, mas nós podemos escolher como queremos encarar o que acontece na nossa vida.
Ontem meu pneu furouJ para minha sorte (ou azar) deu tempo de chegar em casa, mas não vou poder fazer tudo que eu planejava para a manhã do meu sábado, porque afinal tenho que consertar o pneu. Mesmo assim, como na maternidade e como na vida é ssim que as coisas são, as vezes planejamos que as coisas andem de um jeito, mas elas tomam outro rumo, seja por causa de um pneu furado, seja por causa de uma febre, de uma birra. Mas nós podemos a cada instante escolher( e a escolha é só nossa) como isso tudo vai nos afetar, podemos rir, podemos chorar, ou podemos simplesmente respirar fundo e perceber que a vida vai continuar assim, desplanejando o que planejamos tão calmamente, e nos oferecendo um belo por do sol em troca, ou simplesmente um beijo, ou um momento a mais com quem está ao nosso lado, afinal, o pneu furou e não nos resta muita coisa a fazer a não ser ficar batendo papo enquanto a gente troca certo ?

domingo, 15 de maio de 2011

Comendo mais

Saímos da visita com a pediatra meio em suspenso... Como assim meu filho não cresceu? meu menino é grandão, sempre foi , a comida dele é "de verdade", ele não come porcarias...
A pediatra nos explicou que meu menino não estava crescendo como deveria, apesar de ainda estar no meio da curva de crescimento ela estava "preferindo acompanhar de perto" pois nos ultimos meses ele não tinha ganhado muito peso ou altura. Fiquei preocupada afinal meu filho se alimenta bem, mas não come carne...
Apesar da alimentação de meu filho ser "da boa" claramente está faltando alguma coisa, a médica acha que pode ser "quantidade" ... 
Perguntei a ela mais uma vez se não era por causa da carne e ela foi bem clara 
- Tenho pacientes vegetarianos e veganos aqui, cujos filhos seguem a dieta dos pais, veganos desde que nesceram, e eles ganham peso normalmente.
Nunca me procupei com a ausência de carne na alimentação de meu filho, ele come muitas verduras e gosta muito de peixe, então a carne na minha cabeça não deveria fazer falta, mas ao longo dos anos fui ficando com dúvida, afinal era tanta gente falando tanta coisa que a cabeça da gente vai enchendo...
Ela me despreocupou, disse para focar mais nos lanches, já que as refeições eram bem supridas.
Mas como oferecer lanches variados a um garotinho que não gosta nem pode comer porcarias?
Ele gosta de bolo (de minhoca :-)) Mas lanchar bolo todo dia é demais! O que eu faço?! Além disso o negócio dele é comida!!!!
Meu menino tem dermatite atópica (a antiga eczema) e isso nada mais é do que uma intolerância do corpo em processar agentes quimicos, lá em casa então graças a Deus e a meu menino não entra porcaria de nenhum tipo, nem suquinho de caixinha, nem bolinhos prontos, nem bolacha recheada, nada que venha numa embalagem ou que seja industrializado, e quando eu digo nada é NADA!  A dermatite está controlada graças a esta dieta fantástica e nada dificil de seguir !risos!
Tem um site que eu amo ( esse aqui ), mas preciso de dicas mais rapidas para usar no dia a dia...para uma saída rápida, para o lanche da escola...para uma variada :-) Alguém ajuda?

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Buraqueira em Salvador

Alguém ode me explicar por favor porque nossa cidade vive tão esburacada? O prefeito realmente anda de carro pela cidade? porque não é possivel! de verdade!  Não tem 2 semanas que taparam dois buracos enormes em frente ao Macro do Iguatemi, pois é, foi só cair uma chuvinha e o asfalto desfez! é isso mesmo, lá estão os dois buracos novamente, e agora com a sujeira toda ao redor neh? Como é possível? Alguém me explica?
Acho interessante que a via do shopping Salvador está perfeita, mesmo com o trafego constante de máquinas pesadas das duas construções ao lado do shopping.
Se você sair do shopping e pegar a Av Paralela a buraqueira continua, mesma história, taparam um buraco que havia bem em baixo do viaduto, não tem nem duas semanas, foi só chover e olha ele lá de novo! E maior, pois quem vai fazer a "tapação" quebra o buraco ao redor...
Se você seguir pela paralela tem buraco em tudo que é canto, em várias vias ( e não só na de ônibus como uma vez falou o prefeito) em frente ao Cab, na altura do TRE tem tanto buraco que todo mundo prefere sair da primeira pista...
E não é só nessa parte da cidade não ta? tem buraco pelo Itaigara, na Paulo VI em Pernambués...tá tudo esburacado!
Me disseram uma vez que era porque o asfalto era feito de açucar, achei que fosse brincadeira, mas depois dessa tô começando a acreditar...
Faz favor aí que dá proxima vez que for tapar os buracos fazer direito porque afinal o meu dinheiro não nasce em árvore e eu tô ficando cansada de jogar ele no lixo!!!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Amamentação

  Que a amamentação é a melhor coisa para mãe e bebê todo mundo sabe não é?
Então porque tão poucas mulheres chegam a amamentar seus filhos até os 6 meses? Porque é tão dificil? Respondo!
Amamentar não é um ato só da mãe e do bebê! amamentar é um ato da família, da comunidade, de todos que estão juntos daquela mãe, de todos que convivem no dia a dia com ela e com o bebê... Hoje em dia não é normal ver uma mulher amamentando o seu filho maiorzinho, seja com 1 ano ou mais, isso causa estranheza. toda mãe que amamenta até mais tarde um pouco tem várias estórias engraçadas para contar. Uma amiga minha que teve a força de vontade suficiente para dar de mamar até quase 3 anos do mais velho, ouviu uma vez no shopping quando este tinha cerca de 2 anos :
- Nem leite mais tem, isso é só para por os peitos do lado de fora!
Numa hora dessa dá muita vontade de rir... Afinal tudo bem as modelos em capas de revista masculina pousarem do jeito que bem entenderem, mas mães amamentando seus filhos é estranho? Vamos cair um pouco na realidade e pensar?
Outro dia uma tia desta mesma mãe perguntou:
- Minha filha, esse menino vai chegar até que idade mamando?
e ela bem humorada respondeu:
- se preocupe não tia, quando chegar aos 18 eu troco por um carro :-)
Eu só consegui amamentar até 3 meses, quase 4, deveria ter tido mais força de vontade, mas sinto hoje que também falta muito apoio a estas mães, afinal, quem gosta de ser chamada a se retirar? quem gosta de ouvir, vá dar de mamar no fraldário ou em qualquer outro lugar!!!!
Temos que começar a mudar de atitude!!! Se incentivamos a amamentação temos que incentivar de peito aberto ( sem trocadilhos :)) Se o Brasil se diz um país pró aleitamento então que isso seja lei, que a mulher seja respeitada em todos os lugares que desejar amamentar!!!

Se você está com dificuldade de amamentar, aqui em salvador procure a Calma , lá existe aluguel de bombinha e podem lhe indicar enfermeiras treinadas a incentivar o aleitamento materno, afinal muita gente diz que amamentar é um ato de amor, mas nem por isso é facil, é um aprendizado a cada dia, seu e do bebê.
por que eu estou revoltada?
por isso e isso

Correria!

Sabe aqueles dias que a gente nem tem tempo direito de respirar? pois é, tem sido assim ultimamente...
Acorda correndo para levar pequeno na escola  que depois tem médico ( eu não disse que tinha que me cuidar?!) O médico atrasa e a gente chega no trabalho já correndo...Trabalha a manhã inteirinha, correndo para dar tempo, e o almoço é para comprar o presente das amiguinhas que fazem aniversário no fim de semana e o pequeno não quer deixar de ir, a tarde mais trabalho, e quando chega de noite mais médico, dessa vez acompanhamento do pequeno já não tão pequeno assim :) 
Aff!!!! se vc sentiu falta das virgulas não foi só vc , eu também estou precisando de uma paradinha de vez em quando!!!! Quem sabe no fim de semana neh?

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Violência Familiar - Blogagem coletiva

Imagine acordar um dia com uma criança berrando, é berrando mesmo, chorando para quem quiser ouvir, imagine seu filho vir até sua cama e perguntar:" Mãe, porque o pai dela não pega ela no colo?"  Pois é, esta cena aterradora já aconteceu comigo, acordamos as 05:30 com uma menininha de um dos andares superiores ao nosso berrando e esta cena persistiu até (pasmem) as 07:00hrs!!! Aterrorizada ( claro! ) conversei com meu filho e acalmei ele, se é que isto era possiível. Outro dia um sábado, do mesmo apartamento ouvimos desta vez gritos de mulher, liguei para a portaria e o porteiro me informou que o marido havia chegado bêbado e devia ser por isso o quebra quebra! não aguentei, liguei para a polícia, e a minha ligação não deve ter sido a única por que os policiais chegaram e "acalmaram" a situação... O casal com os três filhos se mudou do prédio onde eu morava na época, mas ainda lembro principalmente da meniniha chorando, gritando e de toda a vizinhanca na janela espiando para ver o que acontecia. A nossa reação numa hora dessa por mais que a gente queira é de não se meter, afinal em "briga de marido e mulher ninguém mete a colher," mas está na hora de nós brasileiros começarmos a mudar de atitude. A violência dentro de casa afeta a todos que estão por perto.
Esta semana em comemoração ao dia das mães estamos participando de uma blogagem coletiva sobre violência contra a mulher, é uma ótima hora para homeagear Maria da Penha , uma brasielira, mãe, que depois de muita agressão dentro de casa , vive hoje numa cadeira de rodas. Mas o símbolo de sua luta ficará presente para toda uma geração que deveria e talvez a partir dela entenda que, quem está errado é o agressor. Mulher nenhuma, criança nenhuma deve ter vergonha de dizer que foi agerdida física , moral ou sexualmente. 
As marcas de uma agressão física contra a mulher são muito mais profundas do que apenas uma perna roxa ou um braço quebrado, as marcas psicológicas ficam presentes ainda por um bom tempo... 
Crianças que convivem com a violência dentro de casa geralmente desenvolvem transtornos de alimentação ou de comportamento, se tornam crianças agressivas e com dificuldade de interação com outras crianças e com baixa auto estima.
É um direito de toda criança e adolescente viver num lar que lhe seja digno, livre de violência física ou psicológica e é um dever do estado prover este direito. Mas como o estado brasileiro é falho em diversas dessas ocasiões é necessário que  todos nós tomemos uma atitude! 
Se vc sabe de algum caso de violência contra crianças e adolescentes faça uma denúncia, se vc sabe de algum caso de violência contra a mulher denuncie também!!! Mostre que você não é conivente com este tipo de situação.
Para saber mais como a violência doméstica afeta nossas crianças clique aqui
Lembre se sempre dos sinais de abuso:
  • Agressividade desmotivada;
  • Imposição de uma relação baseada no medo e domínio;
  • Excesso de ligações, emails, SMS, cartas.
  • Revisão constante de emails, páginas de sites de relacionamento, das ligações feitas e recebidas, dos SMSs recebidos, dos contatos da vítima;
  • Controle excessivo do que a vítima veste, dos acessórios que usa, chegando a obrigá-la a trocar-se sempre que o agressor julgar necessário;
  • Obriga a vítima a cortar contato com determinadas pessoas ou com todos seus amigos e parentes;
  • Culpa a vítima pelo seu comportamento agressivo e pelas agressões desferidas;
  • Chuta, empurra, intimida, pressiona e bate em você sem motivo.
  • Ameaça matar você e se suicidar depois, caso o relacionamento termine.
LEMBRE - SE NA PRIMEIRA AGRESSÃO SOFRIDA NÃO SE CALE E NÃO ACOBERTE O AGRESSOR. DENUNCIE. 

Pode discar 100 mesmo se a violência não for de cunho sexual, violência física ou psicológica tamém valem para este numero ok?

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Meu filho se machucou. E agora?

Na útima segunda, quando estávamos saindo de casa, minha filha caiu em uma 'rampinha' na garagem, local com um piso de cimento, meio irregular.

A pequena bateu a cabeça de forma violenta no chão e machucou a testa.

Eu estava um pouco afastada dela no momento, e quando vi a cena, me desesperei! Em poucos segundos, enquanto eu corria para socorrê-la, imagniei que quando a levantasse ela estaria cheia de sangue, devido a violência do choque no chão.

Mas o anjinho de toda criança é forte, né? O machucado não foi grave,  embora ela tenha sentido muita dor.

Porém, como a pancada foi na cabeça, a gente sempre se assuta. E a pergunta é: o que fazer?
  • Em casos de traumatismo por queda:
• Observar o local traumatizado. Em caso grave, levar imediatamente ao pronto-socorro.
• Na cabeça: apenas em casos brandos, colocar gelo manter a criança em observação, evitar que durma, observar sinais de prostração, convulsão, febre, irritabilidade excessiva. (Na presença de alguns destes sinais, procure um pronto atendimento imediatamente.)
• Em tórax e abdome: levar ao pronto-socorro por possíveis lesões internas.
• Nos membros: colocar gelo no local
• Levar sempre ao pediatra, assim que possível.

  •  Em casos de ferimentos:
Nunca use borra de café,sal, açúcar ou qualquer outro produto para “estancar” hemorragia, use pano limpo para comprimir o local.
• Em caso de “pancada”, nunca colocar água quente na região afetada, colocar bolsa de gelo
Nunca use clara de ovo,pasta de dente, pasta d’água, manteiga, vinagre ou qualquer pomada em queimaduras. A tendência é agravar a lesão.
Não provocar vômito ou tomar leite em caso de ingestão de substância, somente se isso for
recomendado no rótulo do produto.
Não insistir em remover objetos em ouvidos e nariz. Devem ser retirados por especialistas,
com material adequado.
• Em caso de perfuração com faca em abdome, tórax, cabeça, não retirá-la. Levar a vítima com
a peça para o pronto-socorro. De preferência, chame o resgate.
• Em caso de crise convulsiva, nunca tente puxar a língua da criança.

Essas são apenas dicas emergênciais. Mas é muito importante no caso de traumatismos certificar-se de que a pessoa está consciente e respirando adequadamente. É sempre bom ter o bom senso e em casos mais graves levar imediatamente ao pronto-socorro, né? Nada de brincar com saúde.


Mais informações: Primeiros Socorros

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Uma festa de aniversário diferente

        A festa de 4 anos do meu menino foi toda feita em casa, com muito carinho das cunhadas e da avó arrumamos tudo para o pequeno receber os primos queridos. Usamos alguns brinquedos para arrumar a festa ( O painel por exemplo é uma cidade comprei aqui há algum tempo atrás).
Fizemos eu e o menino uma vendinha de doces, com direito a $$$ de festa e tudo, fiz ainda um estacionamento e montamos eu e o marido um castelo com as caixas da nossa última mudança.
Eis as fotos:
Esta é uma foto de como ficou o salão no final da arrumação, as toalhas da mesa são tecidos infantis que compramos para fazer depois  da festa umas almofadas para o pequeno, cobertas com plastico para não estragar o tecido, o painel , como já falei é um brinquedo dele... 


O painel é uma cidade em forma de tela, tem escola, shopping, quadra, igreja, tudo que uma criança precisa para brincar com seus carrinhos, aproveitamos para fazer de tema do aniversário....
Na mesa dos doces ( que foram feitos em casa mesmo...) Colocamos caminhões e carrinho de corrida para as crianças brincarem durante a festa.   E acredite, os meninos realmente pegaram os carrinhos e brincaram... Se a grana estiver muito curta estes carrinhos podem inclusive servir de lembrancinha, foram comprados em lojas de 1,99 e vieram em pacotinhos com 3 ou 4
Outra coisa feita em casa foi um estacionamento, afinal todos estes carrinhos precisam ficar parados em algum lugar não é? Mais alguns carrinhos foram colocados ao lado. O estacionamento foi colocado em cima de um destes tapetes emborrachados( que ja tínhamos em casa), porque afinal também temos bebês na familia, e estes pequenos foram os que mais se empolgaram com esta parte da festa

Uma coisa simples que sempre coloco em aniversários é a mesinha de meu filho com alguns lápis de cor e desenhos para colorir , as crianças correm para a mesa e se aproveitam dos diversos tipos de lapis à disposição

 Minha parte favorita foi essa vendinha de doces, foi feita com uma caixa fechada e alguns rolos de papel de presente pregados na lateral com fita adesiva, decoramos a caixa juntos o filhote e eu, e colocamos dinheirinho de mentira para as crianças poderem"comprar" os doces, ficou muito fofo, todos amaram a venda, alguns pais inclusive disseram aos filhos para não pegar pois não tinha dinheiro para pagar pelos doces (risos!)

O ponto alto da festa entretanto foi este castelo de caixas que fizemos com as caixas da nossa mudança, os meninos simplesmente amaram a brincadeira, claro que no final da festa o castelo foi destruído e reconstruído completamente de acordo com a imaginação dos pequenos!!!
Mais algumas fotos:


A amarelinha também foi nós que fizemos com uma fita amarela que tinhamos em casa... Então fica aí a dica para quem quiser, uma festa infantil barata para quem não tem dinheiro para gastar nos dias de hoje ( como eu :-) ) .
Se vc tiver mais abilidade que eu com o papelão ( o que não vai ser muito dificil) visite este site para idéias muito legais!






terça-feira, 3 de maio de 2011

Criança ecológica

Muito já se fala dos cuidados que devemos ter com o nosso mundinho. São novos hábitos que devemos adotar, novas atitudes: economizar água, fazer a coleta seletiva e muito mais.

As propagandas a respeito disso estão ai por todo o canto. Mas e as nossas crianças? Elas estão cientes disso?

Fiquei abismada ao fazer uma visita a uma escola do filho de uma amiga e não ver nenhum projeto em torno desse assunto. As crianças não são o futuro do nosso país? Do nosso mundo? Então vamos ensiná-las as coisas certas desde já.

Com algumas brincadeiras você pode ir ensinando ao pequeno a importância em dar atenção ao planeta:

  • Acabou o que tinha no potinho?.  Nada de jogar ele fora! Vamos reciclar! Você sabia que dá para fazer vários brinquedos legais com esses potinhos?
  • Foi-se o tempo em que podíamos ficar de chuveiro aberto brincando despreocupada, né? Ao invés disso que tal encher uma bacia ou uma piscininha para não deixar a água rolando? * Ahh, e depois ainda dá para usar a água para lavar o banheiro, por exemplo..

  • Sabe quando aquela impressão não deu certo? Nada de jogar fora! Se um lado do papel estiver em branco, ele pode virar um ótimo espaço para o desenho mais lindo do seu filhote!

  • Ensine seu filhote a cuidar das plantas. Deixe-o brincar com a terra, além de ser uma brincadeira deliciosa, faz muito bem ao planeta.

  • Na hora do mercado, evite os sacos plásticos, use as ecobags! A minha pequena adora sair do mercado com a mochilinha dela cheiaa de seus lanchinhos prediletos.
  •  Vai na padaria ou a um lugar pertinho? Esquece o carro, vai andando com o filhote. Vai ser um tempo mais gostoso entre vocês, e vocês 

Algumas coisinhas bem simples te ajudarão a cuidar do planeta de forma divertida junto com o filhote! Tente você também!

E mais dicas:

Site bacana: http://www.criancaecologica.sp.gov.br/  Onde as crianças podem jogar, ouvir uma musiquinha bem legal sobre os cuidados do meio-ambiente, entender o que é aquecimento global, poluição e muito mais, vale a pena!
Livro fantástico: 'Fábrica de brinquedos' - do ilustrador Ricardo Girotto

O livro ensina a fazer alguns brinquedos com materiais que iriam para o lixo!
É bem legal! 

E por falar em ensinar a montar brinquedos recicláveis, tem esse link (aqui) também, que tem uns .pdf's ensinando a fazer cada coisa bem legal!


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Das brigas de pai e mãe

Ontem dia 01/05 comemoramos o aniversário de meu filhote com os primos, uma festa gostosa para menino nenhum botar defeito, muito doce, suco, pula pula, tudo que eles querem para se divertir...E se divertiram mesmo, gritaram muito, correram... ( depois eu posto algumas fotos para vcs verem como ficou tudo!)
Mas ficou uma nota triste para mim... Tenho uma subrinha muito linda, de 10 anos e o nome dela é Malu, é uma menina com uma personalidade fantástica, muito carinhosa comigo e com o primo. Os pais de Malu são separados e realmente não importa pra mim de quem foi a culpa da separação, afinal hoje em dia o que mais vemos são pais separados seguindo com suas vidas, já se tornou normal...
O que chateia é quando essa separação vira possessão, alguns pais no seu ciúme (acho eu que seja isso) não querem que o filho fique com o outro lado da família, esquecendo eles que esta família também é da criança.. Pois é, o pai não deixou que minha menina viesse a festa do primo, simplesmente porque era seu dia de ficar com ela, entendo esse ponto de vista, mas a questão toda é que a menina já tem 10 anos e queria ver os primos! Quantas vezes ele mesmo pegou ela na casa da mãe para eventos com a família do pai?
Essas questões mal resolvidas só fazem mal a criança, e acabam com a relação pai e filho, isso destrói completamente aquela parceria gostosa de poder estar com o pai ou a mãe mesmo tendo festa do outro lado. Se minha menina tivesse dito " Eu não quero ir" Pronto! nenhuma discussão! Mas ela chorou, pediu, ligou!
Que pai quer ver seu filho chorando por besteira? Ainda mais quando você tem o poder de resolver aquele problema? A mãe iria pegá-la na casa do pai e a devolveria depois, ele teria o resto do tempo com ela... Minha menina ficou chorando e a nós só restou guardar as coxinhas e brigadeiros que ela tando gosta!
Eu e meu marido nos amamos muito, mas sempre soubemos que independente do nosso relacionamento nosso filho tem que vir em primeiro lugar! Essa atitude deste pai só mostra o quanto a filha não ocupa esta posição no coração dele...
Outro amigo nosso também tem uma filha em guarda compartilhada com a  ex-esposa, menina igualmente linda e bem decidida, mas com um porém, é ela que decide as festas que quer ir, nada mais natural não é? Mesmo sendo a semana do pai ou  da mãe Florinha pode ir as festas da outra família... 
Outro dia encontrei com Flora no shoping ( era a semana da mãe) e ela foi logo explicando a mãe: "Olha mãe, ela é amiga do meu pai, eu conheço ela viu?" claro que rimos da situação afinal eu nem conhecia mãe dela, mas só me resta um elogio a esta relação bem contruída.
Sei que mesmo no caso de Flora, Malu ,ou qualquer outro não existem caminhos sem pedras,  e existem pontos positivos e negativos, mas acho importante lembrar que tudo bem reconstruir a sua vida depois da separação, afinal a vida continua, mas temos que lembrar que tem uma vida que é muito mais importante que a nossa, a dos nossos filhos! Afinal eles dependem de nós para sermos seus exemplos, para o bem ou para o mal , que exemplo será que Malu aprendeu dessa vez?

domingo, 1 de maio de 2011

O lado bom dos Álbuns de Figurinhas


Na última sexta minha filha voltou da escola com um álbum enorme de figurinhas da Barbie.

A primeira coisa que se passou pela minha cabeça foi: ''pronto, lá vem coisa para gastar meu dinheiro " .

Mas logo depois eu pensei um pouco eu descobri que eu poderia SIM tirar proveito desse álbum, quer ver?


  • Depois de algum tempo guardando aquelas moedinhas no porquinho, chegou a hora de tirar algumas para comprar as suas figurinhas - com o seu próprio dinheiro.  
 Ela percebeu que guardando o dinheirinho, ela consegue comprar as suas coisinhas
  • Compradas as figurinhas, é hora de colar! Mas antes é preciso achar o lugar certo onde colar, ou seja, identificar o número da figurinha e onde ele se encontra no álbum ( é claro que ela não leu 'cento e vinte e três', e sim 'um dois três' )
Ela treinou o reconhecimento dos números, e sozinha foi os identificando
  •  Para colar , é necessário descolar a figurinha da sua proteção. E depois colar exatamente em cima do local indicado no álbum.
Nesses dois momentos ela treinou e muito a sua coordenação motora!
 









Nisso, ela exercitou muitas coisas boas sem nem sentir, e o que é melhor, se divertindo muito. Então valeu à pena, não é mesmo?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...