terça-feira, 19 de abril de 2011

E agora? Outro Ponto de Vista..

Em um post passado(aqui), Bia deixou para a gente uma interrogação enorme que sempre atormenta a cabeça das mamães que trabalham fora: babá ou creche?
Diferente do caso dela que tem uma babá, eu não tenho! A minha pequena fica em turno integral na escola.
Já me questionei várias vezes a respeito do que seria melhor. Quando coloquei os prós e contras e o custo, escola acabou ganhando ponto. Cheguei até a procurar uma pessoa de confiança para ficar em casa com ela. Mas como queria que ela não ficasse sem atividade (ballet, natação..), achei que ficar saindo com ela de casa no turno da tarde para levá-la a essas atividades, não me deixariam tranquila, ou seja, ponto para a escola. No final das contas, optei mesmo pela escola. É claro, que sempre tentando imaginar o que seria melhor para a filhota.



Ela estuda de manhã e no turno da tarde faz as atividades que ela e eu tanto queríamos: ballet, natação, capoeira... Alguns de vocês podem até pensar que pode ser uma sobrecarga para a pequena. Mas não é! Procurei me informar antes, e todas essas atividades são desenvolvidas de forma bem leve, nada centrado numa competição, lógico, então não é nada forçado demais. Se a criança não estiver disposta para fazer, inclusive, ela não faz.
Além dessas atividades, ela tem um contato maior e mais livre com as crianças, o que fez ela desenvolver uma independência e uma danação incrível (com esse contato, ela aprende coisas ótimas e outras nem tanto... rs).


Para aliviar a distância e a saudade de casa, nós tiramos ela do colégio na hora do almoço, um momento que para mim é muito importante, tanto para o convívio da família, quanto para a saúde, e depois do almoço ela retorna feliz e contente para o 'clubinho' (como é chamado o turno da tarde).

Como sempre, nós dialogamos muito com ela, para ficarmos 'por dentro' de tudo que está acontecendo, se tem alguma coisa que a incomode... E nessas conversas ela demonstra gostar muito e estar muito feliz lá.
Ela tem a 'babá e a pró do clubinho', duas pessoas que demonstram por ela um carinho enorme. E ela adoora essas duas, o que me deixa aliviada, né? Já que criança não consegue esconder sentimentos, sinal de que a tratam bem mesmo.

Depois de apontar o lado positivo... lá vem a parte chata! Com uma babá, você pode conciliar as suas férias às férias dela. Mas e no clubinho? O que fazer quando a escola sai de férias? Eu normalmente viro uma louca no período de férias (e que período, né? Quase dois meses), procurando quem possa ficar com ela enquanto trabalho.

Enfim, nunca acharemos uma forma perfeita, né? O bom mesmo seria podermos ficar cuidando dos nossos filhotes. Mas enquanto a mega não sorri para nós, vamos nos virando do jeitinho de podemos....

Um comentário:

  1. Olá...

    eu tenho uma matéria bem legal no meu blog sobre isso... e a escolinha ganhou... srsrsr

    Entra lá.
    http://maesemfrescura.blogspot.com/2010/10/bercario-vovo-ou-baba.html

    Bjs, Pri

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...