sexta-feira, 29 de abril de 2011

Viajar sem a pequena!

Desde muito novinha, a minha pequena está acostumada a dormir fora de casa (casa das avós, das tias). Mas eram sempre locais bem pertinhos de casa, que caso a saudade apertasse, era só pegar o carro e ir correndo socorrê-la, ou ME socorrer na maioria das vezes! rs

Quando ela tinha 2 anos e meio, foi a nossa maior 'separação'. Eu e o pai, inventamos de viajar no São João. Eu sempre amei essa festa, estava louca para curtir um pouquinho as festas juninas 'até o sol raiá', e com a pequena isso não seria possível. Embora a vontade fosse muita, o medo era maior ainda. Como poderia deixar o meu neném e viajar para tão longe (nem saímos do estado)? E se ela se acabasse de chorar de saudade??
Enfim, depois de muito pensar, e de muitos conselhos de amigos e da família, acabei indo mesmo.
Deixamos ela na casa de uma das avós e lá fomos nós...



Expliquei direitinho a ela, que a mamãe estava fazendo uma viagem e que ela ficaria com a vovó, e que logo logo eu voltaria. Ela entendeu direitinho. Eu só esqueci mesmo de explicar a mim: assim que fechei a porta, desabei no choro!

A cada hora que falava com ela no telefone, eram duas de choro, ou seja, embora eu estivesse num lugar legal, com pessoas legais, e na festa que eu mais gosto, eu não estava feliz! 

Passamos três dias lá, e tuuudo que eu olhava pensava nela. Voltei decidida a não viajar mais sem ela.

Hoje, depois de dois anos, o pai me surge com um convite de viajarmos de novo sem a pequena. Dessa vez para comemorar os cinco anos de casados. Ela agora já tem 4 anos e 9 meses, uma mocinha, entende bem mais fácil as coisas... Mas e eu? Quando surgiu o convite, logo me veio aquela mesma sensação de a dois anos atrás. Uma vontade enorme de dizer sim ao convite, mas uma maior ainda de dizer não!



E agora o que fazer? A viagem seria para Junho, então eu ainda tenho um bom tempinho para pensar e amadurecer essa idéia. Enquanto isso eu saí por ai pesquisando sobre o assunto... E achei várias matérias que incentivam a viagem:

"Pelo casamento

A pediatra Gelsomina Bosco, do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo, recomenda a separação, vez ou outra, em nome do relacionamento do casal. "O casamento se transforma. Os pais precisam ficar a sós." É fundamental que a criança seja acolhida por alguém com quem já esteja habituada, que conheça seus gostos." Aqui

"Pela Mulher
 
(...)Mas agora, aqui, estamos falando de outra coisa. A seção se chama Mãe Também é Gente justamente para lembrar que você existe, independentemente dos filhos e que se você não cuidar de você mesma... Nem boa mãe vai ser! Viajar sem as crianças é saudável e faz bem. Sem culpa, se organize, faça a cabeça e as malas e tire uns dias para você.  Vá namorar ou  curtir com  as amigas, mas saia um pouco da rotina.  Já pensou, ficar sem hora, sem criança falando “Mãe, mãe, mãe” o tempo inteiro e com o tempo só seu? Você vai voltar outra, reenergizada, nova e cheia de saudade, com muito mais amor pra dar! " Aqui

E vocês? Viajam sem os pequenos?

2 comentários:

  1. É uma questão bastante delicada. Mas acho que você deveria ir sim... Vai fazer bem para você! É só deixar a pequena com uma pessoa de confiança.
    Beijos, Pati

    ResponderExcluir
  2. Acreditegarota, aqui em casa está o mesmo dilema. O meu menino está com 8 anos e eu ainda não consigo me separar dele. Conta depois o que decidiu!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...