sábado, 30 de abril de 2011

Perfeição!!!!

Sei que esta não é uma queixa dificil de se achar: Temos que ser perfeitas!, parece que estamos sempre buscando esta perfeição, temos de ser a funcionária perfeita, a esposa com tempo para o marido, com as unhas em dia (bem isso Camila sempre consegue...), os cabelos então nem se fala, temos que continuar nos atualizando profissionalmente, o que implica em fazer cursos mil, temos que ter tempo para farrear com os amigos, e quando chegamos em casa temos que dar um jeitinho naquela bagunça que ficou, e quem acha que babá ou empregada resolve, vá caindo na realidade que as coisas do seu jeito só é você mesmo que coloca! E como se não bastasse tudo isso, ainda temos que estar animadas para brincar de pega pega quando chegamos em casa depois do trabalho de um dia todo, porque tem uma carinha linda com um sorriso cheio de saudades nos esperando só para brincar com a gente...
A lista fica grande...
- Tempo pra ler um pouco ou fazer algum hoby
- Tempo para estudar os assuntos de todos os cursos que fazemos para estar atualizadas
- Tempo para orientar a babá, ou empregada como você preferir, e tempo para orientar de novo porque nunca fica certo da primeira vez...
- Tempo para ajudar ou orientar os pequenos nas tarefinhas da escola, nem que sejam 5 minutinhos...
- Tempo para assistir aquele programa massa que o marido tão atenciosamente baixou, gravou para você...
- Tempo para ir ao médico fazer sua revisão que há anos você não faz
- Tempo para levar o pequeno ao médico porque vcs sabem criança precisa de revisões freqüentes com o pediatra ...
- Tempo para curtir o marido
E ainda tem que :
- Dormir bem senão fica estressada
- Comer bem senão o corpo não agüenta
- Se exercitar ( quando ???) senão o corpo cai. risos!
- Dar atenção ao filho e ao marido senão o tempo passa e já foi!
- Chegar sempre cedo no trabalho para ver se adianta o que não deu no dia anterior
- Sair sempre depois do horário porque afinal é o trabalho que dá seu sustento...

E o tempo da gente fica onde? Por que tem que ser assim? Dá um tempo aí faz favor!
Quero desacelerar!! Só um poquinho! Preciso de tempo para colocar uns pensamentos em dia!!
É verdade que não consigo fazer todas essas coisas, mas a pressão para que a gente atenda a todos esses pontos vai aumentando com o passar dos anos, se somos apenas mulheres casadas temos que tomar conta da carreira antes que venham os filhos, se não o tempo aperta, e quando temos nossos filhos temos que trabalhar mais ainda para mantê-los! 
E o tempo com eles fica onde? E o nosso tempo para ser pessoas melhores? Fica onde?
Se alguém souber me diz aí que eu tô perdidinha!!!!!
mais um pouco aqui

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Viajar sem a pequena!

Desde muito novinha, a minha pequena está acostumada a dormir fora de casa (casa das avós, das tias). Mas eram sempre locais bem pertinhos de casa, que caso a saudade apertasse, era só pegar o carro e ir correndo socorrê-la, ou ME socorrer na maioria das vezes! rs

Quando ela tinha 2 anos e meio, foi a nossa maior 'separação'. Eu e o pai, inventamos de viajar no São João. Eu sempre amei essa festa, estava louca para curtir um pouquinho as festas juninas 'até o sol raiá', e com a pequena isso não seria possível. Embora a vontade fosse muita, o medo era maior ainda. Como poderia deixar o meu neném e viajar para tão longe (nem saímos do estado)? E se ela se acabasse de chorar de saudade??
Enfim, depois de muito pensar, e de muitos conselhos de amigos e da família, acabei indo mesmo.
Deixamos ela na casa de uma das avós e lá fomos nós...

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um girassol na varanda!

Tenho o costume de plantar horta, e agora na minha casinha nova tenho uma varanda ensolarada, e que essses dias ficou mais ensolarada ainda!!!. Olha só que lindo meu girassol!!!!
 É bem verdade que meus legumes e plantinhas não ficam tão lindos quanto os que a gente compra no mercado, mas o gosto... hum!!! Quanta diferença!!! Muito melhor!
Olha outras fotinhas de minha plantação!!!
Essas são a pimenteira e o hortelã, o hortelã se vcs não sabiam é um mato, é mato mesmo ! Para plantar basta cortar uns pedacinhos de um hortelã comprado em mercado mesmo e colocar em um copo com água, no momento em que criar umas raizes bem branquinhas é só plantar, mas cuidado por que mato vcs sabem neh? toma conta! então nada de plantar com outras plantinhas delicadas , senão o hortelã sufoca as plantinhas!




Este é o meu pézinho de morango!!! Achei que não fosse crescer no nosso clima quente!!! Mas olha só ele aí! Fiquei tão feliz quando vi essas folhinhas saindo!!!
 Assim que aparecerem as primeiras florzinhas coloco para vcs verem!!!

Ah!, ja colhi pimentão também, nasce super fácil aqui no nosso clima quente, vale a pena tentar!!!

Fora o fato de eu sempre querer uma horta é legal para os pequenos também, eles podem ajudar a plantar e a regar, e quando as plantinhas nascem eles amam! é muito instrutivo ver a natureza dando frutos na varanda de sua casa!!!!

Aniversário de 4 anos

Parece que foi ontem que meu menino nasceu, e com ele veio um mundo completamente novo para explorar, crescemos juntos no dia a dia, e eu vou revendo este mundo que eu achei já conhecer tanto, agora com outros olhos, olhinhos de um menino maravilhado, que curte cada experiência e me ajuda a rever o que eu achava conhecido.
Novamente vou eu comemorar seu aniversário, digo eu, porque ele mesmo comemora todos os dias, com cada sorriso que aparece naquele rostinho.
Fizemos uma festinha simples este ano, e como se isso não fosse possível, esse menino festeiro teve três festas, uma na casa da dinda, no interior, uma  na escolinha e outra para os primos em casa, (a dos primos ainda não aconteceu, será no fim de semana). Sempre gostei de festa feita em casa, é bem verdade que festas em buffet infantil são legais, cheias de brinquedos, maquiadores, fantasias, mas  festa feita em casa sempre teve um gostinho todo especial para mim, sei lá porque...  :-) e o pequeno parece que vai puxar a mãe neste sentido.
Me vi nele curtindo cada pedacinho da festa da escolinha , embrulhar as lembrancinhas amarrando cada lacinho com destreza, ver a mamãe escrever cada convite, escolher adesivos com o tema para dar aos coleguinhas, e na véspera fazer os brigadeiros junto com a mamãe. Fizemos quase tudo nós dois, e ele com todo o carinho e cuidado derramando o confeito nos brigadeiros prontos me fez perceber que nenhuma festa que todo o dinheiro do mundo possa comprar vai ter esse carinho, esses detalhes que só uma mãozinha tão pequena pode aproveitar, ele lá pegando os confeitos e derramando todo o seu carinho naqueles docinhos tão simples realmente não tem preço...
A festa foi uma alegria só na sua simplicidade, os coleguinhas dando os abraços, um menino feliz da vida recebendo seus sorrisos, e alegre em ter seu bolo do Bakugan, o mais esperado !
Em outros anos a Bisa faria o bolo, mas neste ano a mão velhinha não agüenta mais, porém sentimos o carinho dela também analisando se a glace estava bem feitinha. Risos!
E esta é com certeza uma festa excelente para mim, uma festinha em que um menino curte feliz seus amigos, sem cobranças, sem muitas formalidades, só um menino crescendo mais um pouco, como deveria ser , sempre...
A festa do final de semana para a família e os primos vai vir com a mesma simplicidade, um jardim grande para correr, algumas caixas para brincar de esconder, e brigadeiros feitos em casa com um menino muito feliz a colocar os confeitos...

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dica de livros- Dinossauros!

Meu menino está na fase dinossauro, ama todos os desenhos da série Dinodan, Dinotren, Em busca do vale encantado, enfim, dinossauros por todos os lados! E como se não fosse diferente na hora de ler ele também quer os livros de dinossauros, claro!
Achei alguns bem legais e que ele tem curtido muito, o primeiro deles é "Como os dinossauros dizem boa noite?" de Jane Yolen e Mark Teage, o livro da editora Globo é feito todo em forma de perguntas, de coisas que normalmente as crianças desejam fazer justamente na hora de ir para a cama...
Em cada página aparece um dinossauro e uma pergunta sobre como os dinossauros vão para a cama, e é engraçado demais ver meu menino responder "não" a todas elas! Cada página também contém o nome do dinossauro que está desenhado, um bônus a mais para os pequenos especialistas

Ficha técnica:
Título: Como os dinossauros dizem boa noite?
Autor: Jane Yolen
Gênero: Literatura infantil
Tradutor: Lilian Jenkino
Média de Preço: R$ 21,00

E como adesivos nunca são demais achei 2 livrinhos com adesivos cola e descola também é  claro, de dinossauros!!!
Os livrinhos de adesivo se chamam " No tempo dos dinossauros" e ele gostou muito, mas tudo bem, considerando que tudo que tenha a ver com dinossauros ele gosta ... Já eu achei o livro legal, se o propósito for colar adesivos, mas se for a história, bem aí muda um pouco... é que tem um pequeno texto nas páginas onde colamos os adesivos, com pequenas explicações, e o problema são os nomes dos dinossauros que dão um nó na lingua de qualquer um!!! risos! 
Fora esse probleminha, os livrinhos são bem bonitos, as paginas lustrosas contém paisagens da época dos dinos, e dá um toque bem legal, o fato de colar e descolar os adesivos não deu para aproveitar ainda pois o menino fica curtindo o livro depois do adesivo colado e não quer descolá-los.

Ficha técnica:
Título: No tempo dos Dinossauros
Editora : Girassol
Média de Preço: R$15,00(cada)

(Im)Paciente

Já ouvi várias piadas sobre sala de espera de hospital, uma delas diz que só uma pessoa PACIENTE é que consegue ficar na sala de espera!
Mas o caso aqui hoje não é de piada.

Ontem Segunda, me dirigi ao Hospital Aliança, um dos melhores da minha cidade, para um atendimento de emergência pediátrica. Cheguei a unidade com minha filha com febre e aparentemente com a garganta inflamada. Me dirigi a recepção por volta das 21:15 hrs. Meu marido avisou que a febre era alta, mas como a minha pequena, outras crianças que aguardavam ali também tinham o mesmo sintoma. Sentei e aguardei.
Às 22:35 (uma hora após dar entrada na unidade), depois de muito reclamar da demora, conseguimos ser atendidos na triagem, onde você é atendido por uma enfermeira, elas pesam, perguntam o que a criança está sentindo, medem a pressão arterial... Quando a enfermeira mediu a temperatura, minha filha já estava com quase 40°C, o que já pode ser um risco de convulsão. Ela a medicou na mesma hora, com o intuito de a febre baixar. E depois pediu para que voltássemos para a sala de espera que o médico ia chamar.
Esperamos mais 1 hora e nada, comecei a ficar irritada, lógico.  Procurei saber a quantidade de médicos que estavam de plantão, e me informaram que tinham TRÊS!!! Acreditem, no horário que eu fui, a emergência nem estava tão cheia assim.
Esperemos mais 1 hora depois que perguntei sobre os médicos. A pequena já estava irritada, não conseguia dormir...
A minha vontade era de sair correndo dali e não voltar nunca mais. Na certa diriam que era uma virose, passariam remédio para febre, e no caso de alguma inflamação na garganta, como suspeitávamos, uma amoxicilina. Eu e o marido já sabíamos disso desde o início, mas e o risco da febre alta demais que não abaixava de jeito nenhum? Quando se trata da pequena não dá para brincar, né?
Mais 1 hora de espera. A febre não baixava. Resolvi levantar para gritar, não o tinha feito antes, pois vi que outras mães estavam ali irritadas e assustadas como eu, com suas crianças abatidas e chorando... Tentei ter calma.
Fomos chamados depois de 3 horas de espera desde a triagem, fora a 1 hora desde a entrada no hospital até a enfermeira. Entramos na área de atendimento, ficamos perdidos pois ninguém aparecia para nos atender. Até que mais impaciente do que nunca, eu gritei: 'Chamaram Ingrid para o atendimento, cadê o médico? Vou ter que esperar mais???'.
Ai me levanta um médico,  de trás um vidro, com a maior cara de sono, e me sorri com a cara mais cínica e me diz: 'Boa noite, mãe, tudo bem?'. Eu ri, ri para não mandá-lo para o pior lugar todo por causa daquela pergunta imbecil. Se eu estava numa emergência, é lógico que não estava tudo bem, ainda mais depois de 4 horas de espera.
Ele olhou Ingrid, e me disse: 'é garganta mesmo! Só um minuto. ' E voltou com a receita: remédio para febre, e adivinhem? amoxicilina para curar a garganta! Foram menos de CINCO MINUTOS com o médico.
É claro que fiquei super feliz de não ter nada mais sério com a pequena, né?
Mas dá raiva pagar um plano caro, para fugir das filas e do mau atendimento do SUS e chegar num hospital PARTICULAR e esperar 4 horas para ser atendida, mesmo não estando o hospital lotado.



** Texto também publicado no Diário Rosa

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Voltando a ser adolecente

Este final de semana fui até o interior de minha cunhada-irmã, ela tem uma menina de quase 13 anos, muito linda por sinal... Passei um tempo enoooorme com essa sobrinha que é minha também, afinal vi crescer e a amo demais!!!!
Claro que ser tia é mais fácil que ser mãe, minha pequena (nem posso mais chamar assim ....) já está tecnicamente entrando na adolescência, mas na prática já entrou faz o maior tempão! Já é fâ de carteirinha de Jutin Bieber, e crepúsculo com direito a fotos, revistas, dvds e tudo mais que a cabecinha dela deixar, e eu do lado de cá fico babando junto e me lembrando de como eram bons aqueles tempos, como a gente ria com os amigos, podia ser na nossa casa, na casa dos amigos, no clube, não importa! o legal era estar com os amigos.
Passamos algum tempo conversando com uma da amigas dela, menina linda também, e tenho que confessar, queria ter, na minha adolescência, metade da segurança que elas tem hoje, falamos de meninos, beijos, beleza, um MONTE de coisa que até me deu vontade de voltar a ser adolescente, farrear com os amigos, marcar cinema de galera, fazer muita zuada. risos!
Brincadeiras a parte, na adolescia é normal ficarmos inseguros sobre uma porção de coisas, nosso corpo, nossos sentimentos, mas o gostoso é ter com quem poder conversar sobre isso, e é nessa hora que eu vejo também um relacionamento legal tia-sobrinha-filha-mãe surgir, é gostoso poder conversar com nossas amigas sobre as diversas coisas (entenda-se fofocas) que ficam pairando na nossa cabeça, mas é muito bom também ter uma mãe pra te ouvir, te apoiar, aconselhar, ou só para te levar na casa de uma amiga. E mesmo que a gente queira saber TUDO da vida dos nossos filhos, essa é a hora de esperar por todo o investimento feito durante a infância na educação deles, afinal eles só vão contar tudo ( note que este foi com letra minúscula, risos!) se sentirem confiança nos pais, se notarem que este interesse não é sufocador, e principalmente se os pais tiverem paciência e derem espaço para esta conversa.
Fico radiante de ver que a menina que mais amo neste mundo cresce numa família que lhe dá esse apoio, tanto que ela se sentiu à vontade pra conversar com esta tia sobre um monte de coisas! É verdade que na maternidade tudo passa, minha menina deixou de ser criança a algum tempo, agora é uma adolescente linda e um dia quando for a hora certa será também uma linda mulher pronta para conquistar o mundo!

Fica comigo...

A pequena tem andado numa fase de medo total. É só chegar a noite, que o medinho aponta e lá vamos nós entrar numa noite longa tentando tirar os medos da cabecinha dela, até que ela adormece.
Mas antes disso acontecer, são várias histórias...


Nas minhas pesquisas por aí, eu acabei encontrando três livros que poderiam me ajudar nessas lutas noturnas.


Um deles é o Fica Comigo de Georgina Da Costa Martins. O livro aborda os medos mais comuns da criançada: pode ser um dragão, uma bruxa ou simplesmente a escuridão. Foi o livro que a minha pequena mais se identificou, embora tenha amado os outros também. Talvez ela tenha gostado mais deste justamente pela forma como a autora expõe, de forma bem sensível, a conversa entre uma mãe, que precisa sair para trabalhar, e um filho, que está cheio de medos.



Depois de ler este livro, a pequena disse: 'não é só eu que tem medo, né Mammy? O João* também ta com medo, mas a mamãe dele vai proteger ele. E você também, né?'

Ou seja, na primeira leitura, ela já conseguiu perceber que o medo é comum entre as crianças, mas com jeitinho a gente pode driblar ele.

A pequena dormiu bem mais tranquila. Embora não sem medo, lógico, o livro não fez milagre de uma hora para outra, né? Mas uma leitura nova, sempre faz bem as crianças. E eu recomendo este título!



*Vai entender porque ela achou que o menino tem esse nome, já que em momento algum do livro foi dito o nome dele.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...